ATENÇÃO

Fake News: Como identificar e denunciar nas Eleições 2020?

A disseminação de notícias falsas nas eleições podem interferir no processo eleitoral, por isso, é importante que o eleitor saiba identificá-las e também denunciá-las

Foto: Reprodução

A disseminação de notícias falsas nas eleições podem interferir no processo eleitoral, por isso, é importante que o eleitor saiba identificá-las e também denunciá-las.

  • Como identificar uma fake news?

Ao receber a notícia em aplicativos, é importante observar a ortografia, o uso de letras maiúsculas no meio das frases, eventuais erros  ortográficos e expressões de juízo de valor a respeito da pessoa ou do fato.

  • Cheque as notícias!

Após observar tudo isso, é de extrema importância analisar a veracidade da informação. Para isso, pesquise sobre a notícia no Google, veja se veículos de comunicação publicaram algo e se as pessoas citadas no textos são as mesmas das mensagens. Além disso, observe se é algum especialista da área. Atenção! É muito difícil identificar uma fake news que misturas acontecimentos reais e dados falsos. 

  • Denuncie

Bem, se após todo esse processo, o eleitor identificar que o texto é falso, ele pode denunciar as publicações nas redes sociais. No Facebook: Basta clicar nos três potinhos do canto superior de cada postagem para acessar a opção de realizar denúncia.  No Twitter e Instagram: Nestas redes o processo é semelhante, basta clicar nos três pontinhos no canto superior da tela e clicar na opção denunciar. Já no WhatsApp, é possível denunciar o cantato suspeito clicando em “Dados do contato”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias