LIVE DOS CANDIDATOS

“A gente ‘tá’ muito confiante na forma como a gente ‘tá’ atuando”, afirma o candidato Hertz Dias

O candidato do PSTU, Hertz Dias, foi o décimo e último a ser entrevistado na série de lives promovidas pelo O Imparcial

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (28), a partir das 20h, aconteceu a décima e última entrevista da série de lives com os candidatos a prefeito de São Luís, pela página do Facebook e pelo Portal do O Imparcial. O último candidato entrevistado foi Hertz Dias, do PSTU.

Sobre as articulações do partido para se proteger do sistema, o candidato diz: “A gente ‘tá’ muito confiante da forma como a gente ‘tá’ atuando nesse processo eleitoral, sem abrir mão da política que a gente prega da maneira mais geral”.

Felipe Klamt, colunista de O Imparcial, e Célio Sérgio, editor-chefe, foram os entrevistadores da noite.

Leia também: Hertz Dias é o último participante das lives

Durante a realização da live, diversos questionamentos foram feitos ao candidato a prefeitura de São Luís. O jornalista Célio Sérgio questionou o candidato sobre sua experiência como candidato a vice-presidente nas eleições de 2018. Hertz fala: 

“Foi surpreendente pra mim. Mas foi uma baita de uma experiência e também uma enorme felicidade que eu tive de compor com essa camarada, a Vera Lúcia, que é uma operária negra, sergipana e que é uma baita de uma liderança na cidade dela”, e continua, “A oportunidade que a gente teve de viajar vários estado do país, de conhecer realidades diferentes, mas que em muitos pontos se combinam.”

Questionado sobre a representatividade que o partido tem trazido nos últimos tempos, Hertz diz:

Pra quem pensa numa sociedade socialista, no Brasil, não pode pensar isso sem passar pela libertação do povo negro, sem passar pela luta contra o racismo”.

O jornalista Felipe Klamt pergunta ao candidato Hertz sobre sua visão sobre a questão da violência contra a população, ele responde:

“O Maranhão é um dos estados mais perigosos para os negros e as negras viverem. Saiu um dado no ano passado que mostra que a cada 100 mortos no Maranhão, 91 são negros. Então é um estado muito perigoso, mas muito perigoso mesmo. E o fato da questão do tráfico, do crime ‘tá’ dentro dos bairros de periferia tem a ver também com todo esse processo. Agora, na boa, quem controla o tráfico não ‘tá’ na Liberdade, não ‘tá’ no Coroadinho, não ‘tá’ na Vila Luizão, não ‘tá’ na Divinéia, ‘tá’ fora.

Sobre o seu projeto, Hertz explica sobre finalizar o capitalismo:

“A produção de riqueza é social e a apropriação de riqueza é individual. É isso que explica porque a gente produz tanto alimento e porque tem gente passando fome. Por que? Porque o alimento se transforma em uma mercadoria e uma mercadoria controlado por 10 multinacionais que controlam a indústria de alimentos no mundo”, e continua, “Em 5 segundos uma pessoa morre de fome no mundo, 8.500 crianças por dia. Ainda sobre o assunto, o candidato fala “Não falta casa no Brasil. Mas tem um monte de gente que é sem teto, porque a casa não cumpre a função social dela que é de habitação, é uma mercadoria e segue, “É essa contradição que a gente quer acabar. É planificar essa economia, criar um plano.”

  • Hertz Dias (PSTU)

Hertz Dias completou 30 anos em 2019, é membro do grupo de rap Gíria Vermelha e fundador do Movimento Quilombo Urbano Hip Hop Militante, que hoje tem ramificações em várias partes do país. O candidato também tem atuação como professor de História das redes públicas estadual e municipal de ensino. Em 2018, Hertz foi candidato a vice na chapa do PSTU Nacional à Presidência da República junto com a sergipana Vera Lúcia, formando a única chapa 100% negra e nordestina da história do Brasil.

As entrevistas, de tema livre, tem como objetivo discutir planos e propostas dos candidatos para melhorar a cidade. As lives serão transmitidas pelo Facebook de O Imparcial (facebook.com/oimparcialma), via plataforma Zoom, e também pelo portal de O Imparcial. Elas serão disponibilizadas no Youtube, em até 2h após o encontro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias