"ILHA DAS COBRAS"

71 cobras são capturadas entre janeiro e setembro

De acordo com os dados, a temperatura elevada e o desmatamento do habit natural das serpentes são as causas dos altos números

Foto: Divulgação/CBMMA.

Nesta quinta-feira (15), o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) contabilizou a captura de 71 cobras na região metropolitana de São Luís de janeiro a setembro de 2020.

De acordo com os dados, a temperatura elevada e o desmatamento do habit natural das serpentes são as causas dos altos números. Sem suas “casas”, as cobras se evadem fora das dos perímetros florestais, chegando a regiões urbanas e semi-urbanas.

Os casos são mais recorrentes em residências cujo acumulam entulhos e tem vegetação no entorno, como telhas, tijolos e madeiras. O ambiente contribui para a proliferação de ratos e baratas, que servem de alimento para os répteis.

A jibóia é a espécie mais encontrada nas ocorrências da Ilha. O Corpo de Bombeiros é o órgão encarregado de realizar o resgate e soltura destes animais. Ao encontrar animais silvestres como estes, a orientação é acionar os bombeiros e não se aproximar, cutucar ou matar os animais.

Após a captura, geralmente os animais são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), para proteção das espécies. Segundo a CIOPS, só nos primeiros 15 dias de outubro deste ano, quatro cobras foram capturadas na capital maranhense.

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias