5 descobertas da medicina que mudaram a história
18 de outubro comemora-se o Dia do Médico e ressalva a importância da profissão. Ao longo da história diversas descobertas foram essenciais
18 de outubro, a data em que comemora-se o Dia do Médico ressalva a importância da profissão. A medicina sempre foi um serviço de importância por cuidar da saúde das pessoas, e ao longo da história diversas descobertas foram essenciais, permitindo o salvamento de muitas vidas.
Veja a seguir 5 descobertas da medicina que revolucionaram a história
1 – Vacina
A descoberta da vacina se deu diante de um cenário caótico: a varíola era uma doença que apresentava uma alta taxa de mortalidade, onde 40% de todos os doentes viravam vítimas fatais. Não obstante, muitos dos sobreviventes da varíola adquiriam sequelas, como desfiguração e cegueira.
Se já não bastasse a contaminação dos humanos, a doença também acometia gados, cavalos e porcos. No entanto, apesar da situação crítica, em 1796, o britânico Edward Jenner descobriu que uma pessoa fosse contaminada pela doença da varíola bovina, de modo menos comprometedor, ficaria imune a varíola humana. Este foi o início da vacina.