Relações Públicas: Conheça diferentes áreas que um RP pode trabalhar
Todo mundo conhece um Relações Públicas, mas nem todos sabem com o que esse profissional trabalha e o quão necessário ele é para uma empresa ou instituição
No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Interamericano das Relações Públicas. A data foi oficializada em 1960, quando o professor e pioneiro na área das Relações Públicas no México, o Dom Federico Sánchez Fogarty, conseguiu conciliar interesses de associações de RP para criarem a Federação Interamericana de Relações Públicas (FIARP) – que anos depois mudou seu nome para Confederação Interamericana de Relações Públicas (CONFIARP).
De todo modo, todo mundo conhece um Relações Públicas, mas nem todos sabem com o que esse profissional trabalha e o quão necessário ele é para uma empresa ou instituição. Como dizem por aí, “todo mundo precisa de um RP”. Dessa forma, separamos algumas funções que o profissional pode trabalhar e talvez você não soubesse. Confira:
Gestão de comunicação
Responsável por organizar o plano de comunicação de uma instituição, o Relações Públicas precisa ter uma visão holística do local em que trabalha, ou seja, uma visão completa e totalizadora para poder bolar um plano sem brechas, desde objetivos da empresa a serviços prestados.
Juntamente de uma equipe de comunicação – que pode ser integrada por jornalistas, designers e publicitários, os RPs conduzem um direcionamento quanto às ações da instituição, como tipo de postagens nas redes sociais, branding da marca e posicionamento diante a imprensa.