CORONAVÍRUS

No Maranhão

4074
184668
177115
4014
MEIO AMBIENTE

Dia da árvore: 3 dicas de plantio e como contribuir com a preservação

Antes de listar as formas de contribuição com a natureza, vamos conhecer primeiro os benefícios que ela nos oferecem

Foto: Reprodução.

Não é de hoje que nos deparamos com a diminuição gradativa das florestas, matas e biomas, pelo contrário, o desflorestamento antropogênico, que é o processo de desmatamento feito pelo homem, tem suas intensificações desde a era dos metais e é responsável por uma série de problemas ambientais. Por este motivo o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, foi criado.

Apesar da problemática, é possível sim contribuir com o meio ambiente. O Dia da Árvore serve para nos alertar sobre as nossas atitudes em relação a esse bem natural tão importante: as árvores! Antes de listar as formas de contribuição com a natureza, vamos conhecer primeiro os benefícios que ela nos oferecem.

O que as árvores trazem consigo?

Fotossíntese

Foto: Reprodução.

Como função mais básica e mais conhecida, as plantas realizam o processo de fotossíntese, onde produzem o oxigênio durante a respiração por gás carbônico. Este processo é fundamental para nós, pois a permanência da vida humana só é possível devido a esta produção de oxigênio, que é o gás que nós respiramos.

Estima-se que as maiores produtoras são as algas marinhas, responsáveis pela por produzir 54,7% de todo oxigênio do mundo, ficando à frente dos bosques e florestas, que juntos somam 24,9%. O restante é feito pelos campos, pastos, áreas cultivadas e algas de água doce.

Influência no clima e abrigo para animais

Foto: Reprodução.

Você já percebeu que normalmente em lugares onde não há vegetação, como centros urbanos, a sensação de calor é maior? é a interferência direta da ausência de bosques ou florestas no ambiente.

De forma resumida, as árvores afetam o clima em três maneiras distintas, a primeira delas é a diminuição da temperatura ambiente e elevação de umidade através da evapotranspiração. Além desse “benefício”, elas também reduzem o uso de energia e contribuem na redução de poluentes presentes no ar.

Devido a área de cobertura das árvores, elas proporcionam abrigo e sombra para os animais, permitindo uma maior sustentabilidade e evitando que estes animais se evadam para as regiões de habitacionais.

Evitam erosões

Foto: Reprodução.

Um dos riscos mais recorrentes de locais montanhosos e de terreno irregular, são os deslizamentos. Em áreas de periferia do Rio de Janeiro, por exemplo, as erosões que costumam ocorrer durante as chuvas de início de ano, destroem casas deixando diversas pessoas desabrigadas e vítimas.

A preservação das árvores nesses locais são essenciais para evitar esse tipo de desastre natural, que também tem interferência humana. A força das raízes permite uma maior rigidez do solo, garantindo estabilidade durante as chuvas e tempestades.

De que maneiras podemos contribuir?

1 – Plante uma árvore!

Foto: Reprodução.

O mundo já está cheio de indústrias e pessoas empenhadas em extrair da natureza sem a reposição dela, ou seja, com toda devastação presente no mundo, estudos afirmam que a natureza nunca poderá se recuperar totalmente do que foi perdido.

Desta forma, se cada um plantar ao menos uma árvore, já será importante para o meio ambiente. Ao pensar em tomar esta atitude escolha a espécie de planta adequada a cada local, clima e etc.

Você pode optar por plantar em casa, caso tenha espaço suficiente, ou em locais abertos, como parques e bosques de seu bairro.

Próxima »1 / 3
VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Esportes
Polícia
Mais Notícias