ELEIÇÕES 2020

Quem é quem na pré-campanha para a Prefeitura de Imperatriz

Segundo maior colégio eleitoral do Maranhão tem 12 pré-candidatos; as convenções vão de 31 de agosto a 16 de setembro

Prefeitura de Imperatriz. (Foto: Reprodução)

O município de Imperatriz – segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, com 169.217 eleitores aptos a votar – vive a expectativa de mais uma eleição municipal. Expectativa ainda maior para quem pretende lançar o nome oficialmente na disputa pela chefia do Executivo Municipal ou busca ocupar uma das 21 cadeiras da Câmara de Vereadores de Imperatriz.

A campanha eleitoral só começará pra valer em setembro, após as convenções partidárias (que ocorrem de 31 de agosto a 16 de setembro) e registro das candidaturas (até 26 de setembro), com os candidatos a postos em igualdade de condições para se apresentarem, mas uma pré-campanha bem estruturada pode refletir no grande objetivo dos futuros candidatos.

Dos pretensos candidatos em Imperatriz, alguns já têm larga experiência política e são conhecidos dos eleitores, como os ex-prefeitos Ildon Marques (PP) e Sebastião Madeira (PSDB), além do atual, Assis Ramos (DEM), e o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB). Ao todo são 12 pré-candidatos que colocaram seus nomes à disposição para o cargo de prefeito:

Assis Ramos (DEM) – Delegado de Polícia Civil e atual prefeito, eleito no último pleito com 38.712 votos. Busca a reeleição com apoio de sete vereadores que também tentam se reeleger pelos partidos que devem apoiá-lo: DEM, PTB, PMN, PL, PRB e MDB. Embora filiado ao DEM, que pertence à base de Flávio Dino, Assis Ramos não faz parte do grupo. Aparece com 12,8% na pesquisa da EMET Instituto Eireli (registro no TSE sob nº MA-09178/2020) divulgada em 9 de agosto.

Sebastião Madeira (PSDB) – Médico e ex-prefeito, comandou a cidade por dois mandatos consecutivos até 2016 e foi deputado federal de 1995 a 2008. Pretende se lançar ao cargo com chapa cheia, com apoio de 32 pré-candidatos a vereador pelo partido. Aparece com aparece com 9,9% na pesquisa EMET Instituto Eireli.

Marco Aurélio (PCdoB) – Deputado estadual e ex-vereador de Imperatriz, correligionário do governador Flávio Dino, também lançou o nome na disputa com apoio da base dinista: PCdoB, PSB, PDT, PT e Solidariedade. Outros dois nomes do grupo de Dino que postulam as eleições são Ildon (PP) e Zé Carlos (Patriota). Tem 6,4% na pesquisa.

Ildon Marques (PP) – Empresário e ex-prefeito de Imperatriz por dois mandatos, assumiu o cargo de deputado federal como suplente em 2016 e ficou em segundo lugar nas últimas eleições municipais com 36.224 votos. Promete tentar o cargo mais uma vez, mesmo com o impasse da condenação por improbidade – em maio, o TSE confirmou a decisão que indeferiu o registro de candidatura do progressista a deputado federal no pleito de 2018 e o tornou inelegível pelo período de oito anos a contar da sentença condenatória de 2017, quando transitou em julgado sua condenação por improbidade. Segundo o Ministério Público, o ex-prefeito de Imperatriz distribuiu cestas natalinas montadas com produtos provenientes da merenda escolar do município. Na pesquisa aparece com 8,7%.

José Carlos Soares (Patriota) – É presidente da Câmara Municipal de Imperatriz e também pré-candidato a prefeito. Tem apenas 0,6% na pesquisa.

Daniel Fiim (Podemos) – Médico, se candidatou pela primeira vez a deputado federal em 2018 e obteve 22.400 votos no Maranhão. É pré-candidato a prefeito com apoio de 32 pré-candidatos ao cargo de vereador pelo partido (número de pré-candidatos a vereador que cada partido poderá lançar). Aparece com 0,7% na pesquisa.

Pastor Laércio (PSL) – candidato a vice-prefeito nas eleições de 2012, volta à disputa pelo Executivo este ano, também com 32 pré-candidatos à Câmara. Também tem 0,7% de intenção de voto.

Rodrigo Brasmar (PSD) – Empresário, concorre pela primeira vez a um cargo político, como pré-candidato, com 32 apoiadores pré-candidatos ao cargo de vereador na chapa. Tem 1,6% na pesquisa EMET Instituto Eireli.

Graça Carvalho (PTC) – Juíza aposentada, já foi candidata a deputada federal nas últimas eleições e até agora tem apoio de dois pré-candidatos ao cargo de vereador em Imperatriz. Tem 1% de intenção de votos, segundo a pesquisa EMET Instituto Eireli.

Pastor Daniel Vieira (PRTB) – É presidente da Assembleia de Deus CEADSETA em Imperatriz, pela primeira vez pretende concorrer ao cargo político. Tem 1% de intenção de votos.

Aluísio Melo (PSol) – Com trajetória nos movimentos sociais e candidato uma vez, dispôs novamente o nome como pré-candidato a prefeito de Imperatriz. O partido deve lançar 16 candidatos a vereador.

Mariana Carvalho (PSC) – Empresária e dirigente esportiva, suplente de deputado estadual com 13.781 votos obtidos na última eleição, é pré-candidata ao Executivo acompanhada de 32 pré-candidatos do partido.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias