MARANHÃO

Advogado denunciado em golpe de heranças milionárias é afastado pela OAB

No esquema, processos eram manipulados e quantias altíssimas eram liberadas em bancos sem dificuldade

Advogado Gustavo Santos Simeão — Foto: Reprodução/TV Globo

O Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão decidiu afastar o advogado Gustavo Santos Simeão da advocacia por 90 dias, em julgamento realizado na terça-feira (14). Ele foi denunciado em uma reportagem do Fantástico, que mostrou um golpe utilizando a Justiça para limpar contas bancárias de pessoas e conseguir acessar grandes heranças.

De acordo com a reportagem, no esquema, os processos eram manipulados e quantias altíssimas eram liberadas em bancos facilmente. No golpe, pedidos de acesso a heranças ou divórcio acabavam sendo feitos por pessoas que até mesmo já estavam mortas.

Em um caso, assinado pelo advogado Gustavo Santos Simeão, foi utilizado o nome de uma mulher de Bacabal, interior do Maranhão. Através da falsificação, entraram com um processo de divórcio contra um homem da Espanha, com quem ela nunca foi casada. Através do divórcio, a mulher teria direito a cerca de R$ 500 mil do espanhol. No entanto, ela nega que conheça o homem e afirma que nunca recebeu nenhum dinheiro.

Esse processo foi analisado pelo juiz José do Carmo Matos Costa, titular da 3ª Vara Cível da Comarca de São José de Ribamar. Ele que já responde a um processo disciplinar e foi afastado da magistratura por decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão, no dia 1º de julho. A defesa do juiz afirma que José do Carmo foi vítima do golpe, e que tais fraudes não eram fáceis de serem percebidos nos processos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias