SAÚDE

Aplicativo para monitorar casos da Covid-19 é lançado no Maranhão

O app fará o registro de informações da população com suspeita da doença

Aplicativo Monitora COVID-19 fará o registro de informações da população com suspeita da Covid-19 (Foto: Márcio Sampaio)

O Governo do Maranhão, em parceria com o Consórcio Nordeste, lança o Aplicativo Monitora COVID-19, que fará o registro de informações da população com suspeita da doença.

A tecnologia do app está articulada ao registro eletrônico de saúde e possibilita à equipe de monitoramento e à gestão do SUS um painel de controle que permitirá visualizar o tempo de quarentena de cada paciente, entre outras informações que servirão de base para tomada de decisões.

Como funciona

No app Monitora COVID-19, disponibilizado de forma gratuita, o especialista viabiliza atendimento remoto e auxilia no acompanhamento de pessoas infectadas. Na página inicial do aplicativo, o usuário deverá escolher o Estado e a cidade de origem, logo após, ao apertar próximo, será levado a vários informativos até encontrar a opção de realizar o login ou fazer um cadastro, informando nome, CPF, nome da mãe e número do cartão SUS.

Depois o usuário preenche um formulário, com todos os sintomas apresentados, que posteriormente será avaliado por uma equipe de profissionais de saúde. Quando as informações relacionadas aos sintomas da doença são preenchidas, o usuário recebe diferentes classificações: verde, quando não apresentar sintomas característicos da doença; amarelo, caso apresente sintomas leves; laranja, quando os sintomas já começam a se agravar; e vermelho, ao apresentar sintomas mais graves que inspirem cuidados médicos.

Caso seja detectado risco do usuário, um profissional da saúde entrará em contato pelo próprio celular. Nos casos sinalizados como amarelo, o usuário recebe a ligação em até 48 horas, já nos casos identificados como laranja e vermelho, em até 24 horas e posteriormente, com monitoramento diário. Em caso de piora, o usuário tem a opção de edição do perfil, o que consequentemente altera a cor de classificação. Com o avanço dos sintomas, o usuário será contactado e de acordo com a avaliação médica da gravidade dos sintomas será direcionado para a unidade de referência mais próxima.

Neste primeiro momento, o Monitora Covid-19 estará disponível apenas para Android na Play Store. Em breve o aplicativo estará disponível também no sistema IOS, para iPhone, pela Apple Store.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias