NOTÍCIA BOA

Máscara de pano na Índia é uma novidade que tem barrado a transmissão da Covid-19

Uma cientista tem incentivado pessoas a utilizarem máscara de pano em um dos países mais populosos do mundo

GETTY IMAGES

Cerca de 20 milhões de máscaras caseiras já foram feitas por grupos de auto-ajuda

Uma cientista da Índia está por trás do incentivo ao uso em massa de máscaras caseiras para mais de um bilhão de pessoas. Principalmente quando a compra regular de máscaras cirúrgicas não é  uma opção viável  para parte da população.

Em 11 de abril, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi usava uma máscara de pano branca caseira durante uma videoconferência com líderes políticos em todo o país. Cinco dias antes, seu governo havia recomendado que os índianos usassem máscaras faciais caseiras em cidades densamente povoadas para se protegerem contra o coronavírus se precisassem sair de casa. Foi uma mudança em relação à posição anterior de que apenas as pessoas infectadas deveriam usar máscaras.

Por trás da mudança de política da Índia e do incentivo ao uso em massa de máscaras artesanais para mais de um bilhão de pessoas, está a bioquímica Shailaja V Gupta, 58 anos, ela é cientista no escritório do principal da Índia e ajuda a elaborar políticas e aconselha o governo sobre o melhor uso da tecnologia.

“As máscaras caseiras são uma solução muito óbvia para limitar a cadeia de transmissão, especialmente em condições de lotação. As pessoas que vivem em favelas, por exemplo, precisam de uma solução local, barata e simples e é aí que a máscara caseira pode fazer a diferença”, pontua Gupta.

GETTY IMAGES
Shailaja V Gupta ajuda a elaborar políticas e aconselha o governo sobre o melhor uso da tecnologia

Solução barata e prática para barrar contaminação

Quando a pandemia eclodiu na Índia, Gupta ajudou a preparar um manual sobre como fazer máscaras em casa, traduziu-o para 22 idiomas oficiais da Índia e insistiu incansavelmente em tornar as máscaras caseiras parte integrante da estratégia de combater o vírus. Para reforçar, ela citou artigos sobre a eficácia de máscaras faciais em revistas internacionais. Máscaras caseiras são usadas regularmente em países como a República Tcheca, que tornou ilegal sair de casa sem usar máscara e na Coréia do Sul.

Um máscara caseira pode ser feita a partir de qualquer tecido de algodão, novo ou usado, de qualquer cor. Um pedaço de pano medindo nove por sete polegadas é cortado e quatro tiras finas são presas a ele para que possam ser amarradas ao redor do rosto. A máscara terá que cobrir a boca e o nariz corretamente e deve ser limpa regularmente com água e sabão.

Fazer uma máscara caseira reutilizável custa apenas algumas rúpias. Por outro lado, as máscaras cirúrgicas descartáveis, feitas de tecido plástico não tecido, custam 10 rupias cada ( o que corresponde a 0,72 centavos em real), enquanto as máscaras N95 usadas pelos médicos e pela equipe de enfermagem custam cerca de 500 rupias – mais do que uma aposta diária típica faz em um dia.

O governo indiano diz que cerca de 20 milhões de máscaras caseiras já foram feitas por cerca de 78.000 grupos de auto-ajuda em 27 estados da Índia.

O país precisa de um bilhão de máscaras muito em breve, diz Gupta. Um jornal começou uma campanha chamada “mascarar a Índia”, pedindo às pessoas que fizessem suas próprias máscaras.

Autoridades dizem que Gupta precisa de muito do crédito por essa iniciativa.

Debate sobre a eficácia das  máscaras

Continua a haver um debate em torno da eficácia das máscaras – caseiras ou não. A posição da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que não há muitas evidências para apoiar o uso de máscaras como medida protetora. No entanto, muitos países asiáticos, incluindo Hong Kong e China, tornaram obrigatórias as máscaras. O argumento é que, como muitos dos infectados não apresentam sintomas, são necessárias máscaras para impedir a disseminação involuntária do vírus.

Também houve pedidos em vários países afetados, como EUA e Reino Unido, para tornar obrigatório o uso de máscaras.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias