Crescimento de novos casos de coronavírus desacelera no Maranhão
Há três dias o número de novos casos vem caindo, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
Pelo terceiro dia seguido o número de novos casos confirmados de Covid-19 registrou diminuição no Maranhão, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado. O último pico de crescimento ocorreu dia 31. De lá pra cá o aparecimento de novos infectados só diminuiu.
Desde o início do monitoramento, 1413 casos foram descartados. Uma única morte ocorreu até aqui no Maranhão. Dos 88 pacientes infectados, 70 deles tem entre 20 e 59 anos, fora da faixa etária que representa maior risco. Todos estão sendo monitorados e a maior parte se recupera em casa.
O Governo disponibilizou 139 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – com respiradores – para atendimento dos pacientes infectados. Mas só 14 estão sendo utilizados.
O gráfico de crescimento total de contaminados no Maranhão ainda mostra uma curva ascendente. Porém, bem inferior se comparado a São Paulo, epicentro do vírus, que hoje acumula quase metade dos casos do Brasil. Dentro os vizinhos CE, TO, PI e PA o Maranhão está em segundo no ranking de mais casos.
Testes
Se a trajetória de redução no Maranhão se estabilizar, pode-se afirmar que o vírus caminha para o controle. Os números dependem, porém, de mais testes. Quanto mais testes se fazem, maior a tendência do número aumentar. E como há certa lentidão nos exames (que necessitam de prova e contraprova) há sempre picos na divulgação de novos casos confirmados. O Maranhão recebeu do governo federal 14 mil testes rápidos.
O governador Flávio Dino tem utilizado o argumento de que há mais infectados do que o governo pode confirmar. Segundo ele, “devem ter pelo menos 1000 casos” não detectados ou assintomáticos no Maranhão.
Municípios
Nesta sexta, Dino decidiu que o isolamento total continua por, pelo menos, mais 12 dias. Comércios, escolas, indústrias seguem fechadas e apenas atividades essenciais funcionam. A medida vale para os 217 municípios do Maranhão. Em cinco deles há casos confirmados de coronavírus – veja o quadro.