NOTÍCIA BOA

Ar puro: impacto positivo do coronavírus no meio ambiente

Estudos revelam efeitos do coronavírus no meio ambiente e a diminuição da poluição causada pela quarentena no Brasil e países populosos como a Índia

Cordilheira do Himalaia pode ser vista ao longe por moradores do estado de Punjab

Rotina alterada, poucos ou nenhum carro pelas ruas e fábricas sem produção, essas são algumas das consequências do coronavírus em todo o mundo, mesmo sem intenção, a crise de saúde tem provocado efeitos climáticos consideráveis no planeta e impacto positivo no meio ambiente. 

O ar está mais puro, o céu em alguns países onde a poluição atingia altos níveis, agora pode ser visto mais azul do que nunca. As diversas medidas de bloqueio implementadas globalmente tiveram vários efeitos no meio ambiente, são consequências colaterais inesperadas que estão deixando aqueles que lutam contra as mudanças climáticas tranquilos, pelo menos temporariamente, já que seria necessária uma conscientização mais substancial para o tema e assim impedir de vez os efeitos colaterais e impactos causados no meio ambiente.

A China berço do coronavírus, também foi o primeiro país a implementar medidas de bloqueio, com isso houve uma queda dramática da concentração de poluentes na atmosfera do país. A produção industrial caiu de 15% a 40% desde o início da crise, levando a uma queda de aproximadamente 25% nas emissões durante o mesmo período. A diminuição de emissão de poluentes está relacionada diretamente com à desaceleração econômica após o surto. 

No Brasil, os grandes centros urbanos tiveram diminuição nos níveis de poluição durante o período de quarentena que está sendo vivido atualmente. Análises e Imagens da Agência Espacial Europeia, mostram redução do dióxido de nitrogênio em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte.

Registro dos níveis atuais de poluição em grandes centros urbanos no Brasil

Dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) mostram a redução de 50% de monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio durante a quarentena. Em Brasília, imagens de satélite processadas pelo IMA-SC mostram uma clara redução das manchas de dióxido de nitrogênio que é um poluente produzido pela queima de combustíveis fósseis — como petróleo e biomassa como a queimadas em florestas.

O impacto positivo do coronavírus no meio ambiente como a qualidade do ar, ajuda consideravelmente a amenizar os efeitos de doenças respiratórias, por isso nesse momento, as alterações se tornam um aliado ao não agravamento dos sintomas causados pelo Covid-19. 

Com os demais bloqueios e iniciativas de isolamento em todo o mundo, diversos países registraram mudanças positivas e pontuais no meio ambiente, o que tem causado a surpresa de moradores e também de internautas.

Veneza e seus canais mais claros 

Ontem (16), imagens de Veneza do espaço feitas pelo satélite Sentinel-2 da Agência Espacial Europeia, mostram como o coronavírus mudou os canais da cidade italiana. As fotos divulgadas revelam como estavam os canais em 13 de abril de 2020 quando o registro foi feito e 19 de abril de 2019, é clara a redução significativa no número de embarcações que circulam pela via principal da cidade do nordeste da Itália com a crise do Covid-19. 

Algumas semanas atrás imagens da cidade de Veneza com seus canais com águas transparentes já haviam surpreendido a internet. Em meio a quarentena italiana, e o bloqueio anunciado dia 8 de março, os turistas se afastaram da cidade que está quase vazia, até mesmo um golfinho apareceu por lá. 

Esta imagem de Veneza, capturada em 13 de abril, mostra a falta de tráfego de barcos pelos canais.

Himalaias visto da cidade e ar puro

Na Índia, as pessoas agora podem ver o Himalaia pela primeira vez em ‘décadas’, pois o bloqueio diminui a poluição do ar significativamente em todo o país. Principalmente os moradores do estado de Punjab, no Norte, ficaram admirados ao poder ver a cordilheira com até 160 quilômetros de distância. As fotos do Himalaia visto de longe foram divulgadas por moradores das cidades que ficam nos arredores, todas acompanhadas de relatos surpresos. 

E não foi só isso, o território de 1, 3 bilhão de pessoas, com as medidas de impedir a circulação e consequentemente a propagação do vírus, conseguiu ao mesmo tempo garantir um remédio temporário para o grande problema da poluição que tem níveis sufocantes.

Na capital Nova Delhi a redução da poluição do ar chegou a 44% no primeiro dia da aplicação das restrições pelo governo, segundo informações do Conselho Central de Controle da Poluição na Índia. O relatório mostra ainda que cerca de 85 cidades tiveram menos poluição do ar na primeira semana do bloqueio. Nesse mesmo período ano passado, durante 17 dias, não foi registrado um único dia em que o ar esteve com “boa” qualidade.

A Índia abriga 21 das 30 áreas urbanas mais poluídas do mundo , de acordo com dados compilados no Relatório Mundial de Qualidade do Ar de 2019 da IQAir AirVisual, com seis entre os dez primeiros.

Poluição em declínio nos Estados Unidos

A quantidade de dióxido de nitrogênio em algumas cidades dos Estados Unidos, diminuíram consideravelmente no ar em relação ao ano passado, com a medida que afastou milhões de americanos das ruas. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, o nitrogênio provém principalmente da queima de combustível e emissões por veículos como carros, caminhões, ônibus, usinas e equipamentos off-road.

É a primeira vez que quedas tão significativas por um único motivo são registradas.

O poluente tem tido uma concentração mais baixa em grande parte da Califórnia, onde lugares como Bay Area e Central Valley implementaram diretrizes mais rígidas de distanciamento social. Outra área afetada pelo vírus, o estado de Washington, ao redor de Seattle, também mostra uma concentração muito menor do gás nas últimas semanas.

O quadro deve permanecer assim, até que os americanos sejam autorizados a voltarem para as ruas.

As quedas nas emissões causadas por desacelerações econômicas como a que está ocorrendo atualmente em todo o mundo tendem a ser temporárias – e podem levar a um aumento de emissões posterior, à medida que as economias tentam voltar aos trilhos. O ideal seria que quando a situação voltar ao normal, as autoridades no mundo percebam a importância em investir em sustentabilidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias