PARCERIA

Construção de ponte ligará Maranhão ao Tocantis

A ponte, que vai conectar as rodovias TO-222 e MA-230, é fruto de um protocolo de intenções assinado pelos governadores Flávio Dino e Mauro Carlesse

Reprodução

Uma ponte, que será construída sobre o Rio Tocantis, ligará os municípios de Filadélfia (TO) e Carolina (MA). A ponte, que vai conectar as rodovias TO-222 e MA-230, é fruto de um protocolo de intenções assinado pelos governadores do Maranhão, Flávio Dino, e do Tocantins, Mauro Carlesse, durante o 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado nos últimos dias 27 e 28 de novembro, no Palácio dos Leões, em São Luís.

A construção da ponte tem o propósito de contribuir com o desenvolvimento local e incrementar o turismo, já que os dois municípios são reconhecidos pelos seus atrativos naturais.

Enquanto o interior de Filadélfia – especificamente o distrito de Bielândia – abriga o Monumento Natural Estadual das Árvores Fossilizadas do Tocantins, um dos maiores sítios arqueológicos de vegetais fossilizados do mundo, com espécies que datam da Era Paleozóica, a cidade de Carolina, no Sul do Maranhão, é conhecida por ser o principal ponto de apoio para a visita ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, um dos mais belos cartões-postais do estado pelas diversas cachoeiras e cânions da região.

A ponte abrirá nova rota para turistas interessados no ecoturismo disponível em Carolina. Com suas 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes, a cidade ganhou o apelido de Paraíso das Águas.

Governadores do Tocantins e do Maranhão firmam parceria (Foto: Karlos Geromy)

A proposta de construção compartilhada da nova ponte partiu do governador do Tocantins, Mauro Carlesse. Para ele, a assinatura é apenas o primeiro passo para a realização de um sonho que já dura mais de 90 anos para a população tocantinense. Técnicos dos dois estados darão início à fase de estudos de viabilidade e de captação de recursos para execução da obra.

“Essa ponte é uma reivindicação da nossa população, principalmente daquela região, há mais de 90 anos. Então propus ao governador Flávio Dino para que a gente una esforços para fazer essa obra. E esse protocolo é só o primeiro passo. Vamos fazer os estudos e buscar os recursos para fazer essa ponte”, enfatizou Carlesse.

O protocolo de intenções levou em consideração as agendas positivas de desenvolvimento previstas em dois consórcios interestaduais que Maranhão e Tocantins integram: o de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e o do Brasil Central (BrC).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias