CORTEJO

Bois comemoram título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade nesta segunda (30)

Os brincantes andarão pela Rua Grande cantando diversas toadas tradicionais do nosso folclore.

Divulgação

Como parte da programação de Réveillon, nesta próxima segunda-feita, 30, acontecerá um cortejo de bois em comemoração ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conquistado neste mês de dezembro.

A concentração do cortejo começará às 16 horas, da Praça João Lisboa. De lá, às 17 horas, os brincantes andarão pela Rua Grande cantando diversas toadas tradicionais do nosso folclore. O ponto final da caminhada será a Praça Deodoro, na escadaria da Biblioteca Pública Benedito Leite.

Neste momento, será exibido ao público o vídeo que foi apresentado a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a defesa do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Em seguida, serão realizadas homenagens à história e aos principais representantes do Bumba Meu Boi do Maranhão. 

Estarão presentes no cortejo bois de todos os sotaques: zabumba, baixada, orquestra, matraca e costa de mão. Todos os sotaques terão participação e representatividade nesse momento especial para a cultura do nosso estado.

Para o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, a participação do Bumba Meu Boi na programação do Réveillon do Maranhão é uma demonstração da força dessa manifestação cultural e de sua relevância para o povo do nosso estado.

“O Bumba Meu Boi é conhecido no mundo inteiro e é o maior símbolo cultural do nosso estado. Ele não se faz presente na vida do maranhense somente no período junino, é atemporal. Devemos homenagear essa manifestação tão essencial para nossa identidade o ano inteiro”, avalia o secretário.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias