POLÍTICA

Eleições 2020: Paço do Lumiar pode ter sete pré-candidatos

Município, que faz parte da região metropolitana de São Luís, pode ter um grande número de pré-candidatos na disputa eleitoral para o cargo de prefeito

Reprodução

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2020, pré-candidatos a prefeito de Paço do Lumiar já começam a articular suas campanhas para suceder a atual gestão que está sendo comandada pela prefeita em exercício Maria Paula Azevedo Desterro (SD), a Paula da Pindoba. A ex-vice-prefeita assumiu o cargo há pouco mais de 50 dias em virtude do estado de saúde do titular, o prefeito Domingos Dutra (PCdoB), que segue internado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e pedir afastamento para tratar da saúde.

Mesmo sem dar indícios se vai concorrer ao Executivo Municipal em 2020, Paula da Pindoba afirmou que vai continuar dialogando com a comunidade e trabalhando para enfrentar todas as diversidades. Assim como ela, outros pré-candidatos também estão se viabilizando para a corrida eleitoral. Entre os nomes, quem causou surpresa recentemente no meio político foi o lançamento  de Francisco Neto, presidente do  Sindicato dos Bares e Restaurantes (SindBares). O empresário do ramo gastronômico é dono dos restaurantes Flor de Vinagreira e Feijão de Corda. Ele pretende afirmar que é pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar. A sua ideia  é modernizar a administração local, com gestão empresarial e técnica.

Quem também está pré-candidata à prefeitura de Paço do Lumiar é a professora Karla Maria, que vai concorrer em 2020 pelo PSL. O nome de Karla Maria foi indicado pelo vereador de São Luís e presidente estadual da legenda Chico Carvalho. O Partido Social Liberal é o partido que mais cresceu no Brasil após as eleições de 2018, onde a legenda elegeu o presidente Jair Bolsonaro.

Outro pré-candidato a prefeito de paço do Lumiar nas eleições de 2020 é o advogado Fred Campos, ex-presidente da Câmara de Paço do Lumiar. Fred Campos tem investido nas redes sociais para popularizar a sua imagem. Para colocar em prática seu projeto, Fred Campos conta com o apoio do PDT, partido do senador eleito Weverton Rocha e do presidente estadual do PDT e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão da (Famem), Erlânio Xavier, que é o atual prefeito de Igarapé Grande.

Quem também está pré-candidata à prefeitura de Paço do Lumiar é a professora Karla Maria que vai concorrer em 2020 pelo PSL

Representantes da educação na corrida

A corrida pela prefeitura de Paço do Lumiar também pode contar com a participação do ex-secretário de educação do município, Fábio Rondon. Rondon pediu exoneração do cargo após confrontos internos com a ex-primeira-dama Núbia Dutra. O professor Rondon sempre teve uma conversa alinhada com a classe, conseguindo com sucesso reverter momentos de tensão na gestão, enquanto secretário, e pode ser um dos nomes credenciados pela categoria.

Outro forte nome também do segmento da educação, que começa a ganhar força para as eleições de 2020, é  o dono do Instituto de Ensino Superior Franciscanos (IESF), Tiago Carneiro. Apesar de não confirmar a sua pré-candidatura Tiago Carneiro vem fortalecendo seu projeto político. No início de outubro, a comunidade do Tambaú foi presenteada com sua primeira praça, após 27 anos de existência. A área foi construída por meio de uma  parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). 

 O espaço que ganhou o nome de Praça Francisco Veras Simões, é uma homenagem ao avô dos proprietários do IESF, os empresários Tiago Carneiro e Cláudio Carneiro. Durante a inauguração, onde estiveram presentes os familiares do homenageado e convidados, o ex-prefeito afastado Domingos Dutra, enfatizou a importância da parceria entre o poder público, comunidade e os empresários locais na realização de benfeitorias no município

A possível volta de Gilberto Aroso

O cenário político em Paço do Lumiar para as eleições de 2020, também deve contar com a pré-candidatura de Gilberto Aroso.  O ex-prefeito que atualmente está no PRB, tem afirmado por onde passa que já resolveu as pendências existentes com a Justiça Eleitoral e que agora começa a articular um grupo de partidos e correligionários políticos para disputar a Prefeitura de Paço do Lumiar. Gilberto Aroso, além do PRB, tem dialogado em busca de apoio com representantes do MDB, DEM e PROS.

Quem também está na disputa ao cargo de prefeito luminense em 2020, é o líder comunitário Inaldo Pereira, conhecido também como Inaldo “Che Guevara” Pereira, por conta de sua militância. Em 2014, Inaldo Pereira obteve nas urnas para deputado federal 2.829 votos em Paço do Lumiar. Em 2016, Inaldo foi além, obteve 5.598 votos, ficando em 4º lugar. De olho nas eleições de 2020, Inaldo tem conversado com líderes comunitários de vários bairros e com a própria população para conseguir colocar em prática o seu projeto político.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias