ENERGIA

Apagão em São Luís foi causado por ato de vandalismo

A Eletronorte descobriu a causa das quedas de energia elétrica que acometeram cerca de 17 bairros da capital maranhense na noite da última terça-feira (28)

A Litorânea foi uma das avenidas atingidas pelas quedas de energia. Foto: Giovana Kury/O Imparcial

Segundo a assessoria da Eletronorte, as quedas de energia em diversos bairros de São Luís na noite da última terça-feira (28) foram causadas por um ato de vandalismo. No povoado de Quinta, em Paço do Lumiar, a torre nº 52 foi derrubada por uma pessoa ainda não identificada, deixando parte da capital maranhense na escuridão.

Leia também: Apagão deixa 17 bairros da região metropolitana de São Luís no escuro

“Foi um ato de sabotagem. Alguém estava roubando as peças e a torre foi enfraquecendo. Em determinado momento, ela caiu”, afirma o assessor, Arthur Quirino. No local, foram encontrados sangue e ferramentas, o que aponta que o ladrão se acidentou durante o crime.

A torre sustentava a linha de transmissão de 230.000 volts responsável por fornecer energia elétrica às subestações São Luís II e III. Ela se estende da cidade de Pedrinhas até Paço do Lumiar. Com sua queda, sete subestações da CEMAR perderam sua fonte, fazendo 17 bairros ludovicenses serem atingidos pelo blackout.

A assessoria informa que a Eletrobrás já convocou equipes com tratores e esteiras para a construção de uma nova torre. Na madrugada desta quarta (29), a CEMAR restabeleceu a energia para todos os bairros afetados. A previsão é de que, por ora, não haja mais apagões.

O crime

Como foi encontrado sangue no local, a empresa pressupõe que o autor do crime tenha se ferido e está visitando hospitais próximos à sua procura. “Não queremos penalizar ninguém, somente dar orientações”, disse Quirino.

“As pessoas tiram peças, quebram isoladores, fazem queimadas. Isso pode causar blackouts. Por todo o ano, a Eletronorte faz palestras nas comunidades para evitar esses tipos de vandalismo. Mas, infelizmente, acontece”, pontua o assessor.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias