5 clubes maranhenses que marcaram época e deixaram saudades
Viaje no tempo e conheça alguns clubes de futebol do Maranhão que não existem mais
2. Sport Club Luso Brasileiro
O primeiro campeão do Campeonato maranhense, em 1918.
O Sport Club Luso Brasileiro foi fundado em 1917, pelo comerciante português Edgar Figueira. Sua sede ficava na Praça João Lisboa, e o campo na Quinta do Monteiro na Rua do Passeio ao lado do Hospital Português. Apesar do “Luso” ser fundado por um português o clube não tinha as cores de Portugal, suas cores oficiais eram azuis e brancas.
O clube se tornou importante com a inclusão dos antigos associados do primeiro time maranhense, o Atlétic Club Fabril, começando assim uma nova força do nosso futebol, com a esperança de estruturar o futebol no estado.
O Luso Brasileiro foi o primeiro campeão maranhense em sua edição em 1918, e conseguindo ser 8 vezes campeão em 1919, 1922, 1923, 1924, 1925, 1926, 1927 do campeonato.
No dia 13 de agosto de 1929, a equipe do Luso Brasileiro fez a última partida de sua breve, mas gloriosa história, ao vencer o Independência, de Manaus, por 3 x 1. Após a partida, Tarquinio Lopes Filho, Diretor de Esportes do Luso Brasileiro, abraçou cordialmente os jogadores do time vitorioso e, depois de justificar os motivos da deliberação que tomou, comunicou a resolução do Luso em desaparecer das competições esportivas do futebol. Assim, chegava ao fim o maior time de futebol do Maranhão da época.