FUTEBOL RETRÔ

5 clubes maranhenses que marcaram época e deixaram saudades

Viaje no tempo e conheça alguns clubes de futebol do Maranhão que não existem mais

Reprodução

3. Vitória do Mar Futebol Clube

Foi o Único Campeão Maranhense da cidade de Paço do Lumiar.

Foto: Reprodução

O Vitória do Mar foi fundado no dia 7 de setembro de 1949 por empregados do porto de São Luís, suas cores oficiais foram o verde e o amarelo.

Em 1952, o clube solicita inscrição para o Campeonato Maranhense, e logo no seu primeiro campeonato conquistou o título de forma invicta, assustando os grandes times do Estado, mais parou por ai, esse foi o único título do clube. Os grandes destaques daquele time foram os jogadores Ivan e Gafanhoto os artilheiros do time naquele campeonato. A base da equipe campeã era treinada pelo ex-zagueiro motense Waldemar Almeida, tendo assim sua história no Futebol Maranhense.

O clube maranhense encerrou em 1990, com problemas financeiros, mantendo apenas atividades esportivas para seus associados, mais a equipe disputou seu último Campeonato Maranhense no ano de 1994, quando já não apresentava as mínimas condições de disputar competições profissional.

4. Sociedade Esportiva Tupan

Grande Clube Maranhense revelador de talentos do Futebol Brasileiro.

Foto: Reprodução

A Sociedade Esportiva Tupan foi um clube da cidade de São Luís, nasceu depois de uma dissidência de dirigentes do extinto Tupi, onde criaram um outro time dando o nome de Tupan, onde seu nome tem origem a um deus dos índios. Sua sede ficava localizada na rua dos Acapus, no bairro do Renascença em São Luís, e com seu nome indígena, o que chamava mais atenção, é sua sede oficial que era em formato de oca.

O Tupan teve várias participações no campeonato maranhense, sendo 3 vezes campeão da competição nos anos de 1932, 1935 e 1938.

Do Tupan saíram o goleiro Clemer (ex-Moto Club, Portuguesa/SP e Internacional/RS) e o atacante Airton Oliveira (Fiorentina da Itália), (pai do já falecido jogador Zezico) e hoje naturalizado belga e mais conhecido na Europa como “Oliverrá” (disputou a Copa do Mundo de 1998 pela Bélgica). A Sociedade Esportiva Tupan disputou pela última vez o Campeonato Maranhense em 1994 deixando assim saudades de um grande clube maranhense.

« Anterior Próxima »3 / 4
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias