5 clubes maranhenses que marcaram época e deixaram saudades
Viaje no tempo e conheça alguns clubes de futebol do Maranhão que não existem mais
5. Ferroviário Esporte Clube
Foi o primeiro time maranhense a participar de uma competição nacional de clubes.
O Ferroviário Esporte Clube foi fundado em 1941, por funcionários da Estrada de Ferro São Luís-Teresina, o clube ostentava as cores vermelho verde e branco.
O F.E.C como era conhecido, foi incorporada à RFFSA em 1957, e sua primeira participação no Campeonato Maranhense foi em 1954, que logo na sua estreia, a equipe do “Ferrim” ficou na última colocação no campeonato.
Seu primeiro título estadual foi em 1957 com uma campanha impecável, seis vitórias e dois empates em 8 partidas, e logo no ano seguinte conquistou seu segundo título em 1958, e deixou também deixou registrado como Campeão Maranhense nos anos de 1971 e 1973.
Foi o primeiro time maranhense a participar de uma competição nacional de clubes: a Taça Brasil de Futebol de 1959, competição essa reconhecida hoje como Brasileirão. Dos clubes em atividade no futebol maranhense, o Ferroviário foi responsável pelo aparecimento de grandes valores do futebol maranhense, onde se destacava o craque Carlos Alberto, Santana (chegou a ir para o Fluminense do Rio de Janeiro), e os zagueiro Santos e Negão que ficaram na memória do torcedor. Por causa dos problemas administrativos, financeiros e com discórdia dos empresários com a FMD, o “Ferrim”, deixou de competir e desativou o time profissional.