VESTIBULAR

Resultado do ENEM já está disponível; saiba como calcular a média

As notas de cada prova foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (18) pelo Inep. Você já conferiu quanto tirou?

Vestibulandos após prova da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Já estão disponíveis os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles podem ser acessados via internet, na Página do Participante, e no aplicativo oficial do Enem – basta usar a senha criada na hora da inscrição. O  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgou na manhã desta sexta-feira (18).

Os detalhes da correção da redação serão divulgados no dia 18 de março, depois dos processos seletivo dos programas federais. As notas dos treineiros, a prova aplicada para quem ainda não concluiu o ensino médio, também será divulgada apenas nesta data.

E agora, o que eu faço?

O proximo paso para quem fez a prova do Enem e quer ingressar em uma instituição de ensino superior pública de ensino é se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas em instituições privadas, Programa Universidade para Todos (ProUni) ou participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As inscrições para o Sisu serão do dia 22 a 25 de janeiro pelo site oficial. As mais de 235,4 mil vagas disponíveis em 124 universidades públicas de todo o país já podem ser consultadas pelo site.

Já para o ProUni, as inscrições estarão disponíveis também entre os mesmos dias, 22 a 25 de janeiro, e o Fies, 5 a 12 de fevereiro. Além de programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal.

Como calcular minha média do Enem?

 Média simples

Na média simples, é apenas preciso somar as cinco notas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e dividir o valor por cinco.

Média por pesos

Nesse caso, é preciso descobrir qual peso a instituição de ensino dá para cada nota do Enem (peso 1, peso 2 e peso 3). Depois, basta multiplicar cada nota pelo peso atribuído pela universidade (por exemplo, se a instituição deu peso 3 para a redação, você irá multiplicar a sua nota da redação por 3).

Após multiplicar todas as notas por seus respectivos pesos, você soma todos os resultados e divide esse valor por 10. O resultado é sua média!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias