Paulistano é eleito Melhor Pastel da Ilha
Esta é a prova que fazer um pastel pode parecer simples, mas, o que se destaca é o sabor do recheio
A enquete do mês perguntou aos internautas qual o melhor pastel de São Luís. Entre nove opções, os três preferidos foram: Paulistano (36%), Fast Food Japonês – O Rei do Pastel (28%) e Celeb’s La Casa de Pastel (19%). No total, foram 2.151 votos, e 764 para o ganhador.
Nos comentários, os leitores afirmaram que o recheio e o bom atendimento são pontos fortes do local. Além disso, a geleia de pimenta também foi citada.
Foi isso que “O Paulistano” fez. Juntou a receita tradicional, com ingredientes paulistas em um mix nordestino e os ludovicenses adoraram. Esta é a prova que fazer um pastel pode parecer simples, mas, o que se destaca é o sabor do recheio.
Os nomes dos pastéis também chama atenção, por exemplo, o pastel de doce de leite com banana recebe o nome de “Eita Preula“, traduzindo para o “maranhês” seria o mesmo que um “Éguas, doido” ou “Vixe Maria”. Já o pastel “BEXIGA” é baseado em um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, o recheio é composto de presunto e acompanha tomate, orégano e queijo. Todos os pastéis salgados possuem 30 cm. Já os doces, contém 25 cm. São servidos partido ao meio, ou seja, se você não conseguir comer tudo, dá para dividir com outra pessoa.
Os proprietários, Luis Fernando Roque e Fábio Luiz Martins, são paulistanos e já moram a 12 anos em São Luís. Ao perguntarmos para o Luis de onde veio a inspiração para abrir o Paulistano, ele disse:
Nasci na feira comendo pastel, pois sou filho de feirante
Outros diferenciais da casa são as bebidas, eles trabalham com a venda do refrigerente Itubaína Retrô, bebida de cor caramelo e sabor de tutti-frutti. Ele existe desde 1954 e foi o primeiro refri da companhia, por isso, o slogan “O sabor que fica na lembrança“. A bebida foi batizada com este nome em homenagem à sua terra natal, Itu, muito conhecida por ser a cidade “onde tudo é grande”. Também é possível encontrar três tipos de águas saborizadas industrializadas como laranja, critrus com limão siciliano.
Além dos pastéis, doces e salgados, a lanchonete também investe em sandubas, de mortadela, costelinha suína, parma, pernil e frango.
De onde vem o pastel?
O famoso “pastel de feira” não é uma invenção brasileira, e, sim, um presente dos imigrantes japoneses, que trouxeram para o Brasil, através do Porto de Santos. Logo, a receita se espalhou por todo o estado, e depois, por todo o país. Quando se trata de culinária, o brasileiro sempre tem algo a incrementar, e, assim, surgiram os caprichados recheios com carne moída, queijo, linguiça, ovos etc.
Onde?
Avenida Litorânea, Villa Food.