Notícia Falsa

É fake! Maranhense não se matou por causa de Bolsonaro

Duas agências de notícias confirmaram que a foto é de uma pessoa assassinada em 2016 durante briga de bar, em Porto Velho, no estado de Rondônia

Reprodução

A imagem de um suposto jovem maranhense que teria morrido esfaqueado circulou em redes sociais ao longo desta semana com a informação de que ele teria atingido a si mesmo para comprovar que o atentado sofrido pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), na última quinta-feira (6), seria uma farsa. No entanto, conforme checagem da Agência Lupa e do portal e-farsas, trata-se de uma informação falsa.

Ao ser compartilhada, a fotografia de um homem deitado no chão com a área do abdômen atingida é acompanhada de legendas que afirmam que ele “se esfaqueou e acabou morrendo”. A imagem, embora não tenha sido adulterada, é repassada fora de seu contexto.

A foto foi originalmente publicada pelo site Rondônia Ao Vivo em 2016 e explicava a agressão a um homem de 28 anos identificado como Adriano S. M, após uma briga em um bar de Porto Velho. A vítima estava bebendo acompanhada de amigos quando iniciou uma discussão com outro cliente do estabelecimento; o agressor teria utilizado uma peixeira para atingir tórax e pescoço de Adriano.

O texto afirma que o homem foi socorrido, mas não diz se ele morreu em decorrência do ataque.

A imagem que circula, portanto, nada tem a ver com o atentado sofrido por Bolsonaro durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). O presidenciável foi atingido no abdômen e submetido a uma cirurgia de emergência. Atualmente ele se recupera em um leito semi-intensivo do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias