Uso da cadeirinha no transporte de crianças pode evitar lesões e até morte
A cadeirinha é tão importante para as crianças quanto o cinto de segurança é para os adultos. No último dia 19, uma criança de um ano e nove meses foi vítima de um grave acidente na BR 135
A cadeirinha é tão importante para as crianças quanto o cinto de segurança é para os adultos. O uso desse e de outros dispositivos de retenção (como bebê-conforto e o assento de elevação), em caso de acidentes, pode evitar lesões, minimizar danos e até evitar a morte. No último dia 19, uma criança de um ano e nove meses foi vítima de um grave acidente na BR 135.
A criança estava sendo transportada no colo da mãe quando o veículo em que ela estava colidiu na traseira de um caminhão pequeno. O bebê bateu a cabeça e faleceu horas depois no hospital, vítima de traumatismo craniano.
Cadeirinha salva vidas
As cadeirinhas devem se utilizadas de acordo com o peso e a altura das crianças. Desde o nascimento é importante transportar a criança em dispositivos de retenção. Especialistas alertam que é perigoso levar crianças no colo ou deixá-las sozinhas no banco. No momento de um forte impacto, o peso do corpo do adulto pode machucar ainda mais a criança, e se ele estiver sozinha, pode sacar do veículo.
Conheça os dispositivos de retenção que devem ser usados na segurança das crianças:
Bebê-conforto ou conversível
- Indicado desde o nascimento até 9kg, altura aproximada de 72 cm a 80 cm, e até 1 ano de idade.
- Deve ficar voltado para o vidro traseiro, com leve inclinação.
Cadeira de segurança
- Indicada dos 9 kg aos 18 kg, altura aproximada de 1 m, e de 1 aos 4 anos de idade.
- Deve ficar voltada para a frente, na posição vertical.
Assento de elevação
- Indicado dos 15 kg aos 36 kg, altura aproximada de 1,15 m a 1,30 m, e de 4 a 10 anos de idade.
- Deve ficar voltado para a frente, no banco traseiro e com o cinto de três pontos.
Ação educativa da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará na próxima segunda-feira, 23 de julho, na sede da instituição, no km 2 da BR 135, em São Luís-MA, uma ação educativa mostrando o valor do uso dos dispositivos de retenção para menores, a exemplo do bebê conforto, da cadeirinha e do assento de elevação.
Os trabalhos da equipe PRF de educação para o trânsito ensinarão o correto uso destes dispositivos e reforçarão a necessidade do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, inclusive aqueles do banco traseiro. Farão também explanação sobre a importância do uso do cinto para os ocupantes de ônibus, micro-ônibus e vans.
A ação é importante para alertar no período das férias, em que o fluxo de transporte de crianças aumenta.
Veículos irregulares serão penalizados
Uma equipe realizará os trabalhos educativos dando orientações quanto ao correto uso dos dispositivos de retenção e segurança visando a prevenção de acidentes e danos físicos aos ocupantes do veículo, enquanto outra equipe realizará a fiscalização normal e autuará os veículos e condutores irregulares.
Serviço
O que: PRF realizará trabalho educativo sobre a importância do uso da cadeirinha no transporte de crianças;
Quando: das 7h às 11h de segunda-feira, 23 de julho;
Onde: em frente a sede da PRF, no km 2 da BR 135, Vila Itamar, São Luís -MA
Para que: ensinar o correto uso dos dispositivos de retenção e mostrar a importância dos mesmo na prevenção de lesões, traumas e óbitos no transporte de crianças