MÁFIA DO CONTRABANDO

Caso do contrabando: Justiça acata denúncia e 13 viram réus

Justiça Federal acata denúncia e 13 viram réus do processo. Dados bancários, telefônicos e fiscais de acusados devem ser disponibilizados

Em uma casa próximo ao porto de Arraial, no Quebra-Pote, foram encontrados três integrantes da milícia além de grande quantidade de armamento. Foto: Via WhatsApp

A Justiça Federal, por meio da 1ª Vara Federal Criminal, recebeu a denúncia proposta pelo Ministério Público Federal do Maranhão (MPF-MA) no caso da quadrilha de contrabandistas desbaratada pela Polícia Civil durante uma operação conjunta com a Polícia Militar na zona rural de São Luís.

No despacho, o juiz federal substituto, Luís Regis Bomfim Filho, não aceitou a denúncia contra o tenente-coronel Antonio Eriverton Nunes Araújo, preso no dia 7 de março deste ano em Belém, no Pará, em virtude do suposto envolvimento com a quadrilha de contrabandistas desarticulada pela Polícia Civil em fevereiro. Além dele, seis investigados desse caso também foram liberados pelo magistrado.

O juiz, que retirou o sigilo da ação penal, decidiu manter a prisão preventiva do ex-vice-prefeito de São Mateus (MA) Rogério Sousa Garcia, do delegado Tiago Mattos Bardal, coronel da Polícia Militar Reinaldo Elias Francalanci, major da PM Luciano Fábio Farias Rangel, subtenente da PM Joaquim Pereira de Carvalho Filho, soldado da PM Fernando Paiva Moraes Júnior, José Carlos Gonçalves, Galdino do Livramento Santos e Evandro da Costa Araújo.

Decidiu, ainda, manter liberdade provisória ao advogado Ricardo Jeferson Muniz Belo, de Edmilson Silva Macedo e de Rodrigo Santana, concedendo, também, liberdade provisória, com fiança, no valor de R$ 10 mil, a Aroudo João Padilha Martins.

Luís Bomfim revogou a prisão preventiva contra Jonilson Amorim, Paulo Ricardo Carneiro Nascimento, Patrick Sérgio Moraes Martins, Gleydson da Silva Alves, Franklin Loura Nogueira e Antônio Eriverton Nunes Araújo, revogando, ainda, a medida cautelar contra Eder Carvalho Pereira.

Em sua decisão, o magistrado determinou a quebra dos sigilos de dados telefônicos, bancários e fiscais dos denunciados e a intimação da Receita Federal do Brasil para que proceda à apreensão administrativa de cigarros e uísques.

O caso do contrabando

Por volta da meia-noite do dia 22 de fevereiro, foram presos o major Luciano Fábio Farias Rangel, o 2º sargento Joaquim Pereira de Carvalho, o soldado Fernando Paiva Moraes e o ex-vice-prefeito de São Mateus Rogério Sousa Garcia. A operação, registrada no Quebra-Pote, apreendeu diversas armas, drogas e produtos oriundos do contrabando, mais precisamente, caixas de cigarro e de uísque. O material foi apreendido num sítio e em duas carretas, dois galpões e outros veículos menores.

Além desses já citados, foram presos outros envolvidos, como o tenente-coronel Eriverton Nunes Araújo, ex-comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que foi encontrado em Belém, no Pará, e também tinha contra si mandado de prisão preventiva. Ele chegou a São Luís em um helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA) no último dia 7 de março.

Denunciados

(1) ROGÉRIO SOUSA GARCIA
(2) JOSÉ CARLOS GONÇALVES
(3) TIAGO MATTOS BARDAL
(4) LUCIANO FÁBIO FARIAS RANGEL
(5) JOAQUIM PEREIRA DE CARVALHO FILHO
(6) FERNANDO PAIVA MORAES JÚNIOR
(7) AROUDO JOÃO PADILHA MARTINS
(8) REINALDO ELIAS FRANCALANCI
(9) RICARDO JEFFERSON MUNIZ BELO
(10) EDMILSON SILVA MACEDO
(11) GALDINO DO LIVRAMENTO SANTOS
(12) EVANDRO DA COSTA ARAÚJO
(13) RODRIGO SANTANA MENDES

Não denunciados

(14) EDER CARVALHO PEREIRA
(15) JONILSON AMORI
(16) PAULO RICARDO CARNEIRO NASCIMENTO
(17) PATRICK SÉRGIO MORAES MARTINS
(18) GLEYDSON DA SILVA ALVES
(19) FRANKLIN LOURA NOGUEIRA e
(20) ANTONIO ERIVERTON NUNES ARAÚJO

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias