"ADEUS, GRANDÃO"

“Adeus, Grandão”: Comoção e pesar marcam último adeus a Humberto Coutinho

O Presidente da Assembleia Legislativa faleceu na noite de segunda-feira, 1º, após luta intensa contra um câncer. O sepultamento ocorrerá por volta das 12h

Centenas de cidadãos caxienses, parlamentares e gestores de todo o Maranhão dão, na manhã desta terça-feira, 2, o último adeus a Humberto Coutinho, Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). O corpo está sendo velado no ginásio da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema), e será levado à capela da família às 10h, em cortejo pelas principais ruas do município. O sepultamento ocorrerá com honras de Chefe de Estado, por volta das 12h.

Governador Flávio Dino se solidariza com a família de Humberto. Foto: Márcio Diniz/Agência Assembleia

O momento de despedida conta com a presença do Governador do Estado, Flávio Dino, do Presidente em Exercício da Alema, Othelino Neto, e do Prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Gestores e parlamentares prestam homenagem e apoio à esposa de Humberto Coutinho, Dra. Cleide, e à família. O clima é de grande comoção, e centenas rezaram o Pai Nosso calorosamente.

Para os caxienses, Humberto deixa uma lacuna. “Ele foi e sempre será uma excelente pessoa, pois sua personalidade e auto-estima trouxeram muitos bens a nós, cidadãos de caxias. Além de ter sido um excelente prefeito, foi uma ótima pessoa em nossos corações”, lamenta a estudante Thamires Coutinho. “Eu era como uma mãe pra ele. Eu fui criada na casa dos pais dele, e ajudei a criar”, relembrou emocionada a caxiense Terezinha Lacerda, durante transmissão feita pela TV Assembleia.

Leia também:

Governo e Prefeitura decretam luto de sete dias em reconhecimento a Humberto Coutinho

Morre aos 71 anos Humberto Coutinho, Presidente da Alema

Durante quatro anos, Humberto Coutinho lutou contra câncer agressivo

O parlamentar lutava contra um câncer no intestino desde 2013, e passou por hospitais em Teresina e São Paulo. Boatos sobre a morte do deputado passaram a circular no dia 31 de dezembro, mas foram desmentidos. A notícia da morte foi confirmada por volta das 20h50 desta segunda-feira, dia 1º.

Humberto Coutinho

Natural de Pedreiras, Humberto Ivar Araújo Coutinho formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1970. Médico do INSS de Caxias, exerceu profissão na Casa de Saúde de Maternidade de Caxias, hospital que criou com ajuda de Cleide Coutinho, sua esposa.

Humberto ingressou na carreira política 18 anos após sua formatura na área médica, sendo eleito vereador de Caxias em 1988 pelo Partido da Frente Liberal (PFL). A política ganhou força em sua trajetória de vida e, em 1990, foi eleito deputado estadual.

Após anos de disputa, Humberto finalmente conseguiu ser eleito como prefeito de Caxias no ano de 2004. Dez anos mais tarde foi eleito deputado estadual com 67.982 votos, o mais votado das oposições. Torna-se então, pela primeira vez, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

MOSTRAR MAIS