SISTEMA ITALUÍS

Caema dá desconto nas contas à quem ficou sem água

O desconto é referente aos seis dias que a população teve o abastecimento interrompido durante as obras da adutora do Sistema Italuís

Reprodução

Quem ficou sem água na última semana em São Luís terá desconto nas tarifas da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) de janeiro. A Defensoria Pública do Estado do Maranhão notificou a companhia na última segunda-feira, 11, dia em que o abastecimento foi restabelecido de forma gradativa em 159 bairros da capital.

“Os descontos serão proporcionais à quantidade de dias que a população ficou sem água”, explica o defensor Alberto Bastos. As obras de substituição da adutora do Sistema Italuís, iniciadas na quarta, 6, extrapolaram o prazo previsto de 72h sem água, por conta de um vazamento ocasionado por problemas em uma peça bifurcadora, que distribui a água vinda do Rio Itapecuru para as adutoras nova e antiga.

A interrupção no abastecimento afetou cerca de 600 mil pessoas e 61 escolas estaduais ficaram sem aula na segunda-feira, em virtude do rompimento registrado na noite do último sábado.

A Caema, em resposta a notificação, prestou esclarecimentos e informou que os bairros atendidos pelo sistema já receberam abastecimento e que os descontos nas faturas será de 20%, proporcional aos seis dias que os usuários ficaram sem água.

Consumidores que possuem hidrômetros instalados terão naturalmente o abatimento nas contas, uma vez que o aparelho mede o consumo. Os usuários que não possuem hidrômetro terão desconto calculado proporcionalmente ao seu consumo. Já os clientes que pagam taxa mínima; os que estão contemplados no Viva Água; e os que têm abastecimento próprio por poços artesianos, estão excluídos desta regra.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias