7 dicas para superar o medo de viajar de avião
Se você é desses que sofre antes mesmo de embarcar e apresenta sintomas clássicos de aerofobia, como suor frio, tremedeira, coração acelerado, desconforto gastrointestinal, tontura ou enjoo, calma. Vamos te ajudar
Se você é desses que sofre antes mesmo de embarcar e apresenta sintomas clássicos de aerofobia, como suor frio, tremedeira, coração acelerado, desconforto gastrointestinal, tontura ou enjoo, calma! O Imparcial te dá dicas para um voo tranquilo.
1. Faça um check-list
A preparação da viagem começa dias antes. Certifique-se de que está tudo pronto e não falta nada. Assim, você não terá surpresas desagradáveis durante a viagem.
2. Relaxe
Na noite anterior, durma bem. Sem preocupações com o dia seguinte. Para viajar, use roupas leves. Afinal, o desconforto só tende a piorar sua experiência durante o voo.
3. Entenda o funcionamento do avião
Mesmo com tecnologias cada vez mais modernas, muitos têm dúvidas de como uma máquina tão pesada pode voar alturas impressionantes. Para entender um pouco sobre o funcionamento da aeronave, solicite visita à cabine. Algumas companhias aéreas permitem este tipo de serviço e você vai ficar mais seguro ao perceber que está tudo sob controle.
4. As estatísticas
Você sabia que os aviões são os meios mais seguros para se locomover? Sim, isso é verdade. Os aviões só perdem para os elevadores no ranque de segurança. Assim, incidentes como o que aconteceu nesta semana com o voo JJ 4730, que saiu de São Luís para São Paulo, são raros.
5. Bebidas? Caia fora
Com nível de pressão diferente, o efeito do álcool nas alturas deixa as pessoas rapidamente bêbadas. Evite ingerir bebida alcoólica, para que seu medo de voar não saia do controle.
6. Pense no destino
Pensar no destino durante a viagem é a melhor forma de esquecer a fobia. Assim, você concentra expectativas em situações agradáveis e deixa o medo de lado.
7. Ainda não adiantou?
Se mesmo com essas dicas você achar que não está pronto para entrar no avião com tranquilidade, pense na possibilidade de buscar profissional especializado. Psicólogos e terapeutas podem ajudar na superação do medo.