VOCÊ FAZ PARTE DISSO

Por que você deve participar da 1ª Conferência Metropolitana de São Luís

Saiba como vai funcionar o evento e como você pode fazer parte dessa história

Reprodução

E aí, vamos falar sobre metropolização? A I Conferência Metropolitana da Grande são Luís, acontece agora, dia 10 e 11 de outubro, no Palácio Henrique de La Rocke. E sim amigos, é importante falarmos sobre o assunto, sim, senhor! Durante o evento que acontecerá na próxima terça e quarta-feira, você poderá participar das rodas de conversa e ver de perto o trabalho que está sendo feito para melhorar tanto São Luís, quanto os municípios que compõem a região metropolitana . O evento vai funcionar como uma grande assembleia, onde todos poderão opinar e defender o interesse da sua região. Ou seja, você é a voz  do seu município.

Preste atenção, hein?!

Que São Luís é uma metrópole a gente até já sabe. Olha o tamanho da nossa cidade! Ela foi intitulada em 1998, já faz bastante tempo, né? Quase 20 anos para ser mais preciso. Isso vem sendo debatido há bastante tempo. Já citamos por aqui inúmeros motivos no qual é necessário estar envolvido em assuntos relacionados à metropolização na nossa linda São Luís.

13 municípios fazem parte da Grande São Luís 

Bem sério isso que estamos falando! Sabemos que a maioria de vocês  lembraram somente dos municípios de Raposa, São José Ribamar, Paço do Lumiar. Mas são 13 municípios, acredita?!

Confira todos abaixo:

Ilustração: Mariana Botão / O Imparcial

Em cada um desses 13 municípios, a Agência Executiva Metropolitana (Agem) realizou  seminários preparatórios. Neles foram debatidos mobilidade urbana, turismo, saneamento, educação entre outros pontos importantes para que possamos chegar cada vez mais perto da tão famosa institucionalização da metropolização da Grande São Luís.

Tá, mas e aí?

Como explicamos aqui também,  esses municípios tiveram um crescimento desenfreado, sem políticas públicas adequadas e com pouco planejamento metropolitano… Agora, para que de fato a metropolização aconteça, são necessário de alguns pontos. Uns estão prontos, outros precisam ser organizados. Conheça-os:

Prontos!

»Agência Executiva Metropolitana.

» Uma lei e o estatuto da Metrópole que ajudem a organizar tudo ( que é lei 174/2015, que vai cuidar de ajustar esses parâmetros).

Falta! 

» Montar o conselho metropolitano com os representantes dos municípios.

» Criar um plano diretor.

Mas tem um monte de gente interessada em melhorar toda a Grande São Luís, entre eles o presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), Pedro Lucas Fernandes,  que e está tentando agilizar tudo isso e melhorar a vida de todos os envolvidos.

 

 

 

Depois de tudo explicadinho, vamos ao ponto: O que vai acontecer na I Conferência Metropolitana ?

No evento serão eleitos membros da sociedade civil organizada e as prefeituras que farão a composição do Conselho Deliberativo Metropolitano. Os escolhidos terão acesso ao conselho metropolitano e um canal direto Presidente da Agem e com o colegiado que é presidido pelo governador Flávio Dino.

Quem pode participar e ajudar a melhorar nossa São Luís?

Qualquer pessoa pode participar da I Conferência Metropolitana da Grande são Luís, basta se inscrever no através do site. Faça parte dessa nova fase da Grande São Luís. (CLIQUE AQUI)

 

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias