Conscientização

Outubro Rosa e o Empoderamento Feminino, juntos, numa só campanha

A Campanha deste ano, além de conscientizar mulheres sobre prevenção, visa ajudá-las a ampliar o pensamento crítico e a autonomia nas decisões relativas à doença.

Reprodução

Chegou Outubro, colorindo o mundo de rosa e propondo Empoderamento Feminino como tema principal da Campanha 2017 contra o Câncer de Mama, segundo tipo de câncer mais comum no mundo e frequente entre as mulheres.

Apesar de parecidas, as palavras “empoderar” e “apoderar” apresentam significados diferentes. Quem se apodera, domina, toma posse. Apoderar-se de alguém ou de si próprio, é o mesmo que prender ou se aprisionar. Do contrário, empoderar-se diz respeito à liberdade de exercer as próprias escolhas. Mulheres empoderadas são livres.

A Campanha deste ano, além de conscientizar mulheres sobre prevenção, visa ajudá-las a ampliar o pensamento crítico e a autonomia nas decisões de diagnóstico e tratamento contra o câncer de mama. É importante criar uma consciência coletiva para que familiares, população, empresas e entidades contribuam com a efetivação dos direitos e assistência a essas mulheres.

Câncer de Mama no Maranhão

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados mais de 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil, em 2016. Desses, cerca de 3.870 só no Maranhão, com 650 novos casos de mama, ficando atrás apenas dos 970 novos casos de câncer de colo de útero.

Lançamento da Campanha em São Luís

O Hospital do Câncer Aldenora Bello, mantido pela Fundação Antonio Dino, realiza nesta segunda-feira, dia 2, a partir das 16h30, lançamento da Campanha Outubro Rosa. O evento contará com a participação de pacientes e funcionários da Instituição.

Durante todo o mês, uma extensa programação será realizada com apoio de parceiros. O objetivo é arrecadar renda para novas reconstruções mamárias (próteses) em pacientes carentes, atendidas no Aldenora Bello.

Em 2016, foram realizadas 60 reconstruções mamárias no Hospital. Um investimento de cerca de R$ 28.000,00, que pode acontecer graças às ações da Campanha Outubro Rosa, venda do calendário Preciore 2016 e doações de parceiros.

Este ano, as ações serão repetidas. Toda renda arrecadada com materiais promocionais (camisa promocional e dry-fit, garrafa squeeze e ‘moleskine’) vendidos durante a campanha, apoio e parcerias será destinada para compra de próteses mamárias para pacientes carentes, em tratamento, no Hospital do Câncer Aldenora Bello.

A partir do dia 3, terça-feira, o “Carrinho Solidário” estará na entrada da Praça de Alimentação do Shopping da Ilha com produtos da Campanha Outubro Rosa. Participe!

 

 

 

 

 

 

 

MOSTRAR MAIS