Dicas

Estratégias rápidas para startar o concurseiro dentro de você

Além das dicas, lembre-se: disciplina é tudo e mais vale estudar um pouco todos os dias, do que deixar para última hora tudo de uma vez

Foto: Reprodução

Para entrar na disputa pela tão sonhada vaga de funcionário público, não basta querer. É preciso ter foco e usar estratégias para atingir o alvo. A batalha não é fácil, mas a vitória não é impossível. Se você tem vontade, de verdade, já deu um passo à frente. Agora, mire, o principal segredo é estudar, estudar e estudar. O resto é questão de organização e prioridades.

Estratégias de Organização

Leia o Edital
Prazos, horários, quantidade de questões por provas e até a cor da caneta exigida pela banca são informações que trazem segurança. Não deixe detalhes para última hora. A intimidade com o concurso começa pela leitura completa do Edital.

Crie um método de estudo
Faça um cronograma incluindo suas obrigações diárias. Hora de acordar, hora de almoçar, trabalho, universidade, levar e buscar filhos na escola, curso de idiomas, enfim, leve em consideração todas as atividades da sua rotina. Após preencher o cronograma com obrigações básicas, determine horários dedicados à ação do concurseiro. Ou seja, estabeleça momentos em que você focará apenas nos assuntos do Edital, sem obrigação com outras demandas.

A montou um cronograma para você preencher com as suas prioridades e horários de estudos. Confira!!

Considere resumos e resoluções de questões
Faça resumos de assuntos muito extensos. Quando terminar de estudar, aproveite para treinar questões de provas anteriores. Depois de 15 dias, resolva novamente questões sobre diversos temas já estudados. Teste suas habilidades e corrija os pontos fracos reforçando o conteúdo.

Estratégias de Prioridades

Descanso é sagrado
O rojão para dar conta das obrigações diárias e do cronograma de estudo é puxado. Portanto, priorize eventos necessários e, quando for para descansar, relaxe de verdade. Corpo e mente agradecem.

Uma tentação chamada Redes Sociais
Depois da notificação, uma visita rápida no Facebook, um clique no Youtube e estudo, que é bom, nunca mais. Feche aplicativos e janelas de Redes Sociais. Em último caso, desligue o modem. Seu tempo vale ouro.

Mas se você é daqueles que não consegue ficar um dia sem acessar as Redes, estabeleça esse horário logo no início, na elaboração do cronograma de estudo.

Essas são dicas rápidas para despertar o concurseiro dentro de você. Lembre-se, disciplina é tudo e mais vale estudar um pouco todos os dias, do que deixar para última hora tudo de uma vez.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias