SHOW NO CÉU

Chuva de meteoros será vista do Maranhão nesta madrugada

Nesta ocasião, a Lua terá luminosidade mais baixa e permitirá melhor observação do fenômeno

Os amantes dos mistérios do Universo poderão observar um fenômeno encantador na noite desta sexta-feira, dia 20, até a madrugada do sábado, dia 21. Trata-se da chuva de meteoros Orionidas, do famoso cometa 1P/Halley.

As estrelas cadentes, como são conhecidos os meteoros, passam pela atmosfera da Terra todos os anos. Esta ocasião, entretanto, é mais especial ainda este ano: é que a Lua, que geralmente atrapalha a observação pelo alto grau de luminosidade, estará na fase Nova.

Wendell Monteiro, presidente da Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA), conta que o fenômeno ocorre quando a Terra passa por uma parte do Sistema Solar cheia de detritos (neste caso, do cometa Halley). “Essas pedras entram na atmosfera e fazem com que a gente observe o fenômeno da estrela cadente, que é exatamente o meteoro”, explica. Os maranhenses poderão observar a chuva a olho nu.

O pico da observação começa às 23h de hoje, e segue durante toda a madrugada de sábado. São esperados cerca de 20 meteoros por hora. As dicas, aponta Wendell Monteiro, são ir até um lugar escuro, fora da poluição luminosa, e direcionar o olhar para o leste, onde fica a Constelação de Órion (facilmente reconhecida pelas Três Marias).

Constelação de Órion. As Três Marias são as três estrelas enfileiradas.

A SAMA faz o monitora a chuva de meteoros através da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network), uma rede que faz observação de meteoros em todo o Brasil através de equipamentos tecnológicos. Quem não puder acompanhar o fenômeno, pode acessar as imagens no site da Bramon.

MOSTRAR MAIS