Cinema ao ar livre

Série maranhense que aborda questão do terrorismo será exibida hoje

‘O Dia Em Que Nos Tornamos Terroristas’ será apresentada gratuitamente ao público na Praça Nauro Machado, às 19h, narra a jornada do Coletivo Øcupai

O Dia Em Que Nos Tornamos Terroristas foi escrito por Lucian Rosa (diretor) e Keyci Martins (produtora)

O Dia Em Que Nos Tornamos Terroristas foi escrito por Lucian Rosa (diretor) e Keyci Martins (produtora)

Neste dia 11 de setembro, data em que o atentado ao World Trade Center, em Nova Iorque, completa 16 anos, São Luís será palco da exibição de uma produção audiovisual que aborda a questão das práticas terroristas. A série de TV recém-lançada ‘O Dia Em Que Nos Tornamos Terroristas’, produzida por maranhenses, será apresentado gratuitamente na Praça Nauro Machado, Praia Grande, a partir das 19h. Na ocasião, os coletivos O Circo Tá Na Rua e Sebo No Chão também marcam presença.

‘O Dia Em Que Nos Tornamos Terroristas’ é a primeira série de TV maranhense a alcançar amplitude nacional. Em formato road movie, a produção registra a jornada do Coletivo Øcupai, que decide sair de São Luís do Maranhão rumo a Montevidéu, no Uruguai, a bordo de uma Kombi, realizando intervenções artísticas e políticas que viralizam nas redes sociais e instigam movimentos por todo o país. A série estreou em agosto na TV Cultura e canais filiados pelo Brasil. Já em São Luís, a TV UFMA promete levá-la ao ar ainda neste mês de setembro.

A produção

Em cinco episódios, Graco (Breno Nina), Rosa Parks (Nilce Braga), Dyones (Diones Caldas) e Clarinha (Tássia Dur) levam o espectador a se deparar com as mais duras realidades brasileiras, desde os crimes impunes cometidos por políticos e grandes instituições a acontecimentos como a devastação de povos indígenas e comunidades tradicionais. A série aborda ainda de forma poética manifestações como o bumba-meu-boi, rituais indígenas, o tambor de Candombe do Uruguai, entre outros.

A série foi possível através do financiamento conquistado pelas produtoras independentes Gritos e Lume Filmes no edital PRODAV 09/2014 da Ancine, que financia conteúdos para TVs Públicas com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A trilha sonora original é assinada por Zeca Baleiro, que lança composições inéditas criadas especialmente para a ocasião.

O Dia Em Que Nos Tornamos Terroristas foi escrito por Lucian Rosa (diretor) e Keyci Martins (produtora), e conta ainda na produção com mais integrantes do extinto Coletivo Éguas Audiovisual, que em 2013 lançou o longa-metragem Luíses – Solrealismo Maranhense, uma das primeiras produções no país a registrar as jornadas de Junho, e que ganhou notoriedade pela ousadia das denúncias políticas, chegando a representar o Brasil em um evento cinematográfico internacional na Argentina no ano seguinte. As exibições da série e outras novidades podem ser acompanhadas através da fanpage no facebook (O Dia Em Que Nos Tornamos Terroristas), do instagram (@coletivoocupai) e do canal no Youtube (Coletivo Ocupai).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias