Comemorações

Sarau Histórico abriu a programação dos 405 anos de São Luís

No repertório especial da noite, a eterna poesia dos bardos maranhenses que mergulharam no passado da cidade.

Reprodução

Sob a luz da lua crescente, holofotes e luminárias, a edição especial do ‘Sarau Histórico’ do programa ‘Reviva’ abriu, na noite de sexta-feira (1º), a programação do aniversário de 405 anos de São Luís, organizada pela Prefeitura. O prefeito Edivaldo, ao lado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro e de secretários, esteve presente no evento que reuniu um grande público de variadas faixas etárias na Praça Benedito Leite. No repertório especial da noite, a eterna poesia dos bardos maranhenses que mergulharam no passado da cidade.

Antento as apresentações dos atores, remontando o nascimento de São Luís em plena Upaon-Açu, Edivaldo falou da importância do evento e da alegria de festejar os 405 anos de São Luís. “É uma grande alegria ver esse público aqui presente para ouvir música, poesia e saber mais sobre nossa história. Isso nos estimula a trabalhar para nossa população, para tornar a cidade ainda melhor”, disse Edivaldo que recebeu o carinho do público presente. Algumas pessoas, entre elas crianças, se aproximaram do prefeito para tirar foto e cumprimenta-lo pela belíssima noite organizada pela Prefeitura.

Edivaldo destacou que além de atrações culturais, rodas de conversas e shows a programação de aniversário de São Luís, que se estende até o dia 30, inclui ainda inaugurações de escolas e espaços públicos que foram revitalizados com recursos do município e em parceria com o Governo do Estado, como a Praça do Foguete, na Lagoa da Jansen, onde a Prefeitura implantou iluminação artística destacando mais a beleza do espaço de lazer revitalizado pelo Governo para famílias ludovisences e turistas.

CULTURA E HISTÓRIA

O Sarau Histórico é um mix cultural de literatura, teatro, música e história que tem atraído a atenção do público local e turistas. Atores do grupo Tramando Teatro, servidores da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e voluntários caracterizados com roupas de época evocam o passado áureo da cidade, transmitindo uma sensação de nostalgia ao mesmo tempo de aprendizagem da história.

De frente para o monumento de Benedito Leite, o palco foi o principal ponto de atração da noite mágica. Mas, dividiu as atenções com a réplica da ‘carruagem de Ana Jansen’ e com o cenário montado para fotografias no coreto da praça. Crianças e adultos se revezaram na locação para fotografias, selfies, alguns iluminados pelas luzes de flashes outras pelos brilhos de olhos atentos e sorrisos de felicidade instantânea.

Envergando a roupa da Baronesa de Anajatuba, a secretária da Setur, Socorro Araújo, surgiu ainda sob o lusco-fusco para ganhar a cena.”Nesta noite, vamos contemplar a história de São Luís e, por meio da música e da poesia, aprender mais sobre a fundação de um Patrimônio Cultural da Humanidade”, ressaltou a titular da Secretaria de Turismo, Socorro Araújo.

Mais de vinte personagens transitaram pela praça se misturando com o público. Simpáticos e solícitos e dispuseram a mil e uma fotos no atendimento. “É uma lembrança que vou colocar na minha página e compartilhar com meus amigos. Vai ser minha lembrança do a aniversário de São Luís”, comemorava a estudante de enfermagem Conceição Soares, instalada em uma das primeiras filas próximas do palco.

O vice-prefeito Júlio Pinheiro considera o ‘Sarau Histórico’ uma iniciativa importante para a consolidação da história, principalmente por trazer ao público recortes da história que precisa sempre ser evidenciada. “O Sarau dá o tom festivo deste momento. Ele da oportunidade para que as pessoas entrem em contato com a história da cidade e seu lado mais sensível que é sua música e poesia”, destacou Pinheiro.

O secretário Marlon Butão enxerga no Sarau a junção das expressões mais importantes de um povo. Segundo Botão, a programação do aniversário está bem orquestrada este ano com transversalidade de todos os órgãos bem afinados. “Vamos ter una programação afinada e bem representativa da cidade o início já se pronuncia a qualidade “, disse Botão.

No repertório da noite, o Guilherme Guimas acompanhado da violinista Tainara tocaram a plateia com a interpretação de ‘Floresce’, peça do musical Notre Dame de Paris entoada na língua original. “Escolhi essa música por retratar aquele momento em que a cidade foi fundada pelos franceses. Ela fala de igreja, natureza e temas ligados àquela época e de todos os tempos. Foi sugerida por uma professora do Ifma”, contou Guimas.

“Acho importante a cidade resgatar sua tradição literária nesta data tão importante que é o aniversário da cidade. É uma iniciativa que contribui para trazer à tona nossa tradição literária e descobrir até mesmo novos talentos”, comentou o poeta repetista Paulinho Dimaré.

FORTALECIMENTO DE VINCULOS

Quem também prestigiou o Sarau foram às crianças, adolescentes e idosos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). O público oriundo da Casa do Bairro, localizado no bairro do Desterro e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras ) do Anjo da Guarda.

O SCFV trata-se de um serviço oferecido nos territórios dos 20 CRAS, que proporciona trocas culturais e vivenciais, desenvolve o sentimento de pertença e de identidade, fortalece vínculos familiares e incentiva a socialização e a convivência comunitária através de atividades socioeducativas e acompanhamento familiar.

A secretária da pasta, Andreia Lauande, reforça a importância do público da política da assistência participar de momentos como esse. “Durante todo o ano nós desenvolvemos diversas atividades nos equipamentos sociais que estimulam o nosso público a conhecer a própria cultura. E hoje eles tem a oportunidade de participar de um momento especial como esse, valorizando assim, aquilo que é visto nas atividades do SCFV e presenciando a beleza do espetáculo mostrado aqui”, explicou Lauande.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias