Futebol

Para onde foi o Sampaio Corrêa? Entenda o Brasileirão

Conhecido popularmente como Brasileirão, o Campeonato Brasileiro de Futebol possui quatro divisões: A, B, C e D. Te explicamos como funciona.

Foto: Honório Moreira

No último sábado, o Estádio Castelão foi à loucura com o acesso do time maranhense Sampaio Corrêa à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O também nordestino Fortaleza Esporte Clube é o mais novo membro da Série B em 2018 e é o time que vai enfrentar a Bolívia Querida em busca de uma vaga na final da terceirona.

Mas com o acesso dos tricolores vem a pergunta: “Você sabe como funciona as divisões do Campeonato Brasileiro?” Vamos te explicar.

Campeonato Brasileiro 

O Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido popularmente como Brasileirão é uma competição criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Atualmente ela ela possui quatro divisões: A, B, C e D. E claro que todos os times sonham com os títulos como campeões das divisões e a remuneração que vem junto com a taça.

SÉRIE A

A primeira divisão do Brasileirão é conhecida como a elite do futebol brasileiro. É a partir desse campeonato, que os times ganham o passe para grandes competições.

Atualmente, a competição funciona por pontos corridos. 20 equipes se enfrentam, divididas em dois turnos (jogos de ida e de volta).

Os números da Série A

– Os 6 primeiros classificados vão para a maior competição continental, chamada Copa Libertadores da América.
– Do 7º ao 10º décimo lugar, são os classificados para a Copa Sulamericana.
– Os 4 últimos são rebaixados.
– Os 4 primeiros colocados da série B vão para a Série A.

SÉRIE B

A série B funciona da mesma maneira que a Série A. 20 times disputam em jogos de ida e volta, separados em dois turnos.

Os números da Série B

– 4 times sobem para a primeira divisão.
– 4 times descem para a Série C.

SÉRIE C

A ‘terceirona’ já funciona de maneira um pouco diferente. São 20 times dividimos em dois grupo (A e B). O grupo A é formado por times da região Norte do País e o grupo B por times do Sul.

A primeira fase funciona por pontos corrigidos, divida em dois turnos com jogos de ida e volta.

Os números da Série C

– Os 4 primeiros de cada grupo vão para o mata-mata, semifinal, até saber quem é o grande campeão.

SÉRIE D

Criada em 2009, a quarta divisão do Brasileirão é o torneio mais curto e funciona da seguinte forma: Os times que que disputam essa divisão são definidos pelo seu posicionamento na tabela de classificação dos estaduais (que acontecem no início do ano). Quando no estadual existe algum participante que compõe outra divisão (como é o caso do Sampaio Corrêa), a vaga é cedida para o segundo melhor colocado. Em 2017, 68 clubes de todas as regiões do país participaram do campeonato.

Daí em diante, o mata-mata é formado e apenas quatro clubes avançam para as semifinais. Dois para a final e, então, é definido o campeão da divisão.

Os quatro times que chegam à semifinais já garantem o acesso para a terceira divisão (Série C).

Curiosidades da Série D

– O Campeão da Série D em 2017 foi o Operário Ferroviário (time paranaense).
– Em 2018, o maranhense Moto Club vai disputar a quarta divisão do campeonato por ter sido rebaixado em 2017.

 

MOSTRAR MAIS