MÉDIOTEC

IFMA reabre inscrições para cursos técnicos a distância

Estão disponíveis 1.207 vagas em 15 cidades para alunos de escolas públicas

Foto: Reprodução

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) reabriu as inscrições gratuitas para o MedioTec, programa do Ministério da Educação que permite aos estudantes de escolas públicas concluirem o ensino médio devidamente habilitados para ingressar no mercado de trabalho.

As pré-matrículas para os cursos gratuitos on line podem ser feitas até o dia 17 de setembro, através de formulário eletrônico no site do IFMA (www.ifma.edu.br)

Estão disponíveis 1.207 vagas remanescentes das 3.500 ofertadas inicialmente, entre 06 de julho e 18 de agosto. Há vagas para 24 cursos distintos em São Luís, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Cidelândia, Codó, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Paraibano, Presidente Vargas, São João dos Patos, Timon e Zé Doca.

O estudante precisa ter entre 15 e 19 anos e estar regularmente matriculado em escola pública estadual do Ensino Médio. As vagas serão preenchidas pela ordem de pré-inscrição até atingir o quantitativo de vagas disponíveis, sem realização de provas. Os estudantes devem se inscrever em uma única opção de curso e efetuar corretamente o registro de CPF e demais dados.

O ato de pré-inscrição, entretanto, não garante a vaga, pois a matrícula somente se efetivará após a confirmação, pelo IFMA, mediante a análise dos dados e informações inseridas. A instituição enviará uma mensagem aos pré-inscritos informando a data e local em que os candidatos deverão comparecer para apresentação de documentos, efetivação da matrícula e início do curso.

Cursos com vagas disponíveis

Os cursos têm carga horária mínima de 800 horas e máxima de 1.200, com previsão de conclusão de um ano e meio a dois anos. Os cursos terão oitenta por cento da carga horária realizada a distância e 20% na forma presencial. O estudante receberá duas diplomações, mas somente receberá o diploma o ensino técnico após a conclusão do ensino médio.

Os cursos disponíveis são os seguintes:

São Luís. Agenciamento de viagem. Agroindústria. Alimentos. Automação Industrial. Cozinha. Eletroeletrônica. Eletrônica. Eletrotécnica. Informática para Internet. Manutenção de Sistemas Metroferroviários. Redes de Computadores.

Bacabal: Cooperativismo. Logística. Manutenção em Suporte e Informática. Qualidade. Química.

Barra do Corda: Eventos. Hospedagem. Informática. Rede de Computadores. Restaurante e Bar.

Barreirinhas: Cozinha. Eventos. Hospedagem. Lazer. Restaurante e Bar.

Caxias: Eventos. Guia de Turismo. Hospedagem. Restaurante e Bar.

Cidelândia: Meio Ambiente

Codó: Cozinha. Guia de Turismo. Hospedagem.

Estreito: Agenciamento de Viagem. Cozinha. Eventos. Guia de Turismo. Hospedagem. Lazer. Restaurante e Bar.

Imperatriz: Agenciamento de Viagem. Cooperativismo. Eventos. Hospedagem. Lazer. Manutenção de Sistemas Metroferroviários.

Itapecuru-Mirim: Informática

Paraibano: Cooperativismo.

Presidente Vargas: Tradução e Interpretação de Libras

São João dos Patos: Restaurante e Bar.

Timon: Cozinha. Eventos. Guia de Turismo. Hospedagem. Informática. Restaurante e Bar.

Zé Doca: Informática.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias