CONFIRA

Festa dos 405 anos de São Luís terá vasta programação

A festa da cidade terá uma programação cultural que terá como atrações cantores católicos, evangélicos e a participação de vários artistas maranhenses

Foto: Criolina

Os 405 anos de São Luís será marcado por apresentações de grandes nomes da música religiosa católica, evangélica e maranhense. Os shows ocorrem na sexta (8) e no sábado (9), na Praça Maria Aragão. No primeiro dia serão apresentações de caráter religioso. O espetáculo musical católico Glórias, sob comando do Padre Cleidimar Moreira, abre a programação, às 17h. O apresentador de TV e cantor maranhense Clay Viana tem participação especial. O padre e cantor goiano Cleidimar Moreira pertence à renovação carismática e faz parte da Comunidade Canção Nova.

Com rodas de conversa, exposições, apresentações de tambor de crioula e shows de artistas locais e nacionais, que vão tocar ritmos que vão do popular ao religioso, a programação cultural está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). As ações começaram na última sexta-feira (1º) com o Sarau Histórico, realizado pela Secretaria de Turismo (Setur) e vai prosseguir até o dia 9 de setembro nas praças Nauro Machado e Maria Aragão e nos equipamentos municipais de cultura como a Galeria Trapiche e Biblioteca Municipal José Sarney.

Às 19h30, ocorre o show Terra de Adoração, de caráter evangélico, com a participação dos cantores nacionais Bruna Karla, Maurício Paes e dos maranhenses Thiago Lucas e Carlos Alfredo. Com mais de 15 anos de carreira, Bruna Karla começou cedo seu ministério. Indicada três vezes ao Grammy Latino, a cantora do Rio de Janeiro lançou seu primeiro disco em 2001, desde então seguiu em frente seu caminho de fé.

A cantora de música cristã contemporânea vai cantar músicas de seu novo álbum Incomparável, além de fazer um passeio musical relembrando outros sucessos como Siga em Frente, Quando Eu Chorar, Cicatrizes, Eu Sei que Não Estou Só, Pai Eu Confiarei, Sou Humano, Amigo de Todas as Horas, Como Águia, Advogado Fiel, Agora Eu Tenho Você Comigo, Deus Vem Me Socorrer entre outras. A cantora iniciou sua carreira antes dos cinco anos de idade cantando músicas em igrejas evangélicas. No ano de 2001 Bruna foi apresentada na MK por Fernanda Brum e lançou seu primeiro CD Alegria Real.

Outra atração nacional gospel é o cantor Maurício Paes, que vem mais uma vez para comemorar o aniversário da cidade que diz ter se encantado. O intérprete da canção Família Debaixo da Graça atendeu o chamado para a música aos 12 anos. Maurício, que fez parte do ministério Toque no Altar, gravou seu primeiro DVD Aba Pai (mesmo nome do CD lançado em 2011), fruto de uma apresentação ao vivo no Teatro Municipal de Nova Lima (MG) em 2013. No repertório do show, músicas como: Sou Monitorado, Louvor e Honra, Tua Graça Me Basta, Missão, Me Abençoará, Cântico de Moisés, Contigo eu serei, Em Tua Presença e Adoração entre outras. Na Praça Nauro Machado, às 19h, acontece o Show “Samba da Benção”, com Fernanda Garcia e Nivaldo Santos.

Confira a programação

SEGUNDA-FEIRA (4)
Roda de Conversa sobre a obra “Tambores de São Luís” – Homenagem ao centenário do escritor maranhense Josué Montello, autor da obra, com a participação das representantes da casa de Cultura Josué Montello Sra. Joseane Maria de Souza e Souza e Wanda França, do jornalista e pesquisador Manoel dos Santos Neto. Local e horário: Biblioteca Municipal José Sarney (Rua do Correio/Bairro de Fátima), das 9 às 11h.

Exposição “Acervo”
Mostra de artes visuais pertencentes à Secretaria Municipal de Cultura, de autores maranhenses que retratam aspectos da Cidade. Local e horário de visitação: Galeria Trapiche (Av. Vitorino Freire/Praia Grande), das 14 às 19h. Roda de conversa “História das Artes Visuais no Maranhão” com a participação do artista visual João Carlos Pimentel. Local e horário: Galeria Trapiche (Av. Vitorino Freire/Praia Grande), das 15 às 17h.

TERÇA-FEIRA (5)
Roda de Conversa com mestres da cultura popular
Ação formativa com os mestres da cultura popular José de Jesus Figueiredo (dirigente do Boi e do Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé), Dona Maria Célia Ribeiro (diretora da Escola de Samba Marambaia) e do professor Wagno Casio dos Santos – Careca (dirigente do Tambor de Crioula Correio de São Benedito); como mediador José de Ribamar Moraes (Coordenador de Eventos/Secult) residentes no Bairro de Fátima, sobre os diversos olhares sobre a cidade, do ponto de vista de cada uma dessas personagens. Apresentação de Tambor de Crioula de Zé Olhinho. Local e horário: C.E. Estado do Amazonas (Rua Dr. Newton Bello/Bairro de Fátima), das 9 às 11h.

Exposição “Acervo”
Mostra de artes visuais pertencentes à Secretaria Municipal de Cultura, de autores maranhenses que retratam aspectos da Cidade. Local e horário de visitação: Galeria Trapiche (Av. Vitorino Freire/Praia Grande), das 14 às 19h.
Roda de conversa “Ritos e lendas de São Luís nas artes visuais” Com a participação do artista visual Miguel Veiga. Local e horário: Galeria Trapiche (Av. Vitorino Freire/Praia Grande), das 15 às 17h.

Show “Vibrações Positivas”
Comemoração pelo Dia Municipal do Regueiro, instituído pela Lei 4.102 de outubro de 2002, com a participação do DJ Júnior Black, DJ Gustavo Roots, banda Barba Branca, Eq. de Vinil Star Disco, DJ Ademar Danilo, banda Guetos & dançarino-solo Batan Passos, DJ Nega Glícia, banda Filhos de Jah & grupo de dança GDAM, cantora Fabiana Rasta, cantor Luis Guerreiro, DJ Andrezinho Vibration, banda Capital Roots & grupo de dança Saint Louis, cantor Levi James, DJ Jorge Black e Eq. de Vinil: Clube Do Vinil. Local e horário: Praça Nauro Machado, a partir das 19h. Realização: Comissão Integrada do Reggae e Turismo

QUARTA-FEIRA (6)
Roda de Conversa “Lendas de São Luís”
Ação formativa com autores sobre os diversos olhares sobre a cidade, do ponto de vista de cada. Participação do jornalista e escritor Wilson Marques e da escritora Lenita de Sá; mediadora Rita Oliveira (Diretora da Biblioteca José Sarney/SECULT). Contação de história. Local e horário: Biblioteca Municipal José Sarney (Rua do Correio/Bairro de Fátima), das 9 às 11h.

Palestra “Projeto Reviver”
Com a participação do arquiteto Luiz Phelipe Andrès, sob os vários olhares da Cidade e de seu patrimônio visual e arquitetônico. Local e horário: Galeria Trapiche (Av. Vitorino Freire/Praia Grande), das 15 às 17h.
Projeto “Rufô Tambô” (Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus Brincantes)
Comemoração pelo Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus Brincantes, instituído pela Lei 4.349, de 21 de junho de 2014, com a participação dos grupos de tambor de crioula Arte Nossa, Mestre Apolônio, Unidos de Santa Fé, Mestre Ubaldo, Pungar da Ilha, Laborarte, Turma dos Crioulos, Maracrioula, Alegria de São Benedito, Catarina Mina. Local e horário: Centro Histórico (Praça Nauro Machado, Praça da Faustina, Praça Valdelino Cécio, Beco Catarina Mina, Canto da Cultura), das 17h a meia-noite.

SEXTA-FEIRA (8)
Show “Glórias”
Espetáculo artístico musical de caráter cristão católico com o Pe. Cleidimar Moreira e Clay Viana. Local e horário: Praça Maria Aragão, a partir das 17 horas.

Show “Terra de Adoração”
Espetáculo artístico musical de caráter cristão evangélico com a cantora Bruna Karla e Maurício Paes; participação dos artistas local Thiago Lucas e Carlos Alfredo. Local e horário: Praça Maria Aragão, a partir das 19h30.
Show Samba da Benção Show musical com Fernanda Garcia e Nivaldo Santos. Local e horário: Praça Nauro Machado, a partir das 19h. Realização: TC Artes Produções. Apoio: Prefeitura de São Luís/Secult
SÁBADO (9)
Show “Louvação a São Luís”
Espetáculo artístico musical em celebração ao aniversário da Cidade, com a participação dos artistas Grupo de Chorinho Chorando Calado, Criolina, César Teixeira, Flávia Bittencourt, Rosa Reis, Fernando de Carvalho, Kadu Ribeiro, Grupo 1,2,3 (Camila Boueri, Mila Camões e Tássia Campos); Mano Borges e Grupo Lamparina. Local e horário: Praça Maria Aragão, a partir das 19h.

MOSTRAR MAIS