Limpeza urbana

Ação conscientiza carroceiros sobre descarte em Ecopontos

Além do descarte ambientalmente adequado, os Ecopontos são um espaço onde os carroceiros podem depositar os resíduos que transportam sem desrespeitar a legislação

Atualmente, São Luís tem Ecopontos instalados Bequimão, Avenida dos Africanos, Angelim, Jardim América e no Turu.

Atualmente, São Luís tem Ecopontos instalados Bequimão, Avenida dos Africanos, Angelim, Jardim América e no Turu.

Os condutores de veículos de tração animal, como carroceiros, são os grandes usuários dos Ecopontos instalados em São Luís, pois têm como principal atividade o transporte de resíduos domiciliares não recolhidos por coleta diária. Por isso, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana está fazendo um trabalho de conscientização com estes trabalhadores sobre a importância do descarte nos Ecopontos. Além do descarte ambientalmente adequado, os Ecopontos são um espaço onde os carroceiros podem depositar os resíduos que transportam sem desrespeitar a legislação.

A coordenadora do Comitê de Limpeza, Carolina Estrela, enfatizou que a implantação dos Ecopontos é uma política que segue a deteminação do prefeito Edivaldo e tem como objetivo coibir o descarte irregular de residuos. Os carroceiros foram os primeiros a serem procurados pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, que está mobilizando toda a comunidade do bairro Renascença, porque são os principais usuários dos Ecopontos. “Os Ecopontos garantem mais dignidade à rotina de trabalho dos carroceiros. Antes hostilizados por descartar os resíduos coletados em locais inapropriados. Esses profissionais agora podem exercer a sua atividade de forma legal e planejada, evitando o acúmulo de lixo em áreas impróprias e a degradação do meio ambiente”, disse Carolina Estrela.

Carroceiro há mais de 25 anos, José Domingos Teixeira Câmara faz o transporte de resíduos como os gerados por pequenas reformas feitas por moradores dos bairros Renascença e São Francisco. Ele trabalha também para lojas de material de construção dessas localidades, fazendo o transporte e descarte do material que não será mais utilizado para comércio ou outras finalidades. O Ecoponto Jardim Renascença entra em funcionamento na quarta-feira (6).

Sem ter um espaço adequado para o descarte destes resíduos José Domingos acabava descartando materiais como pedaços de tijolos, telhas e outros em terrenos baldios da região. Mas foi informado pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana que a partir de quarta-feira (6) terá de transportar este material para o Ecoponto Jardim Renascença.

“Muitas vezes a gente vai jogar o material em algum lugar e ouve reclamação das pessoas que estão por perto, que dizem que não podemos jogar o lixo ali. Agora vai ficar melhor para a gente, pois vamos ter um espaço para isso”, comenta.

Além de José Domingos Teixeira Câmara, outros carroceiros que trabalham no entorno do bairro Renascença foram conscientizados sobre o descarte no Ecoponto.

Esse trabalho foi feito pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana que vai fazer ainda o cadastramento desses trabalhadores para facilitar o trabalho deles e o contato da população com esse tipo de serviço.”A gente sabendo onde pode depositar o material que recolhe nas casas, facilita muito nosso trabalho porque tem morador que pergunta onde a gente vai jogar e a gente nem sempre sabe o que dizer”, disse o carroceiro.

Ecopontos

Em São Luís, os Ecopontos são unidades de recebimento de pequenos volumes e têm como objetivo proporcionar aos carroceiros um local regulamentado para a realização de destinação ambientalmente adequada de materiais recicláveis e resíduos não coletados através do serviço de coleta convencional, como resíduos de construção civil (RCC) e volumosos (restos de poda e capina).

Atualmente, São Luís tem Ecopontos instalados Bequimão, Avenida dos Africanos, Angelim, Jardim América e no Turu. De janeiro a agosto deste ano eles já somaram 60 toneladas de resíduos recicláveis coletados. Já os resíduos de construção civil e volumosos somam 4.075 toneladas até agora.

Cada unidade conta com instalações sanitárias, estacionamento, setores de recebimento e acondicionamento temporário dos materiais e área de manobra de equipamentos e veículos, além da parte administrativa. O espaço conta ainda com quatro baias de alvenaria cobertas e sinalizadas, para a deposição do material coletado. As placas de identificação seguem os padrões definidos de coleta seletiva: amarelo para metal, azul para papel, vermelho para plástico e verde para vidro.

Políticas de limpeza

As políticas de limpeza urbana têm embasamento legal na Lei Federal 11.445/07, que define as Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico, no Decreto Federal 7.217/10, que regulamenta as Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico, na Lei Federal 12.305/10, que definiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além do Decreto Federal 7.404/10, que regulamenta a PNRS. Por isso, o descarte irregular de resíduos sólidos pode até ser considerado crime ambiental, dependendo da forma e do local em que este descarte seja feito.

A PNRS tem como prioridades a redução do volume de resíduos gerados, a ampliação da reciclagem, aliada a mecanismos de coleta seletiva com inclusão social de catadores e a extinção dos lixões entre outros pontos. Neste sentido, a inclusão dos carroceiros neste processo contribui para extinguir pontos de descarte irregular de resíduos.

Saiba mais

Que materiais são recebidos nos Ecopontos?
Plástico
Vidro
Papel
Metal (até 200 kg/dia por pessoa)
Gesso
Resíduos de construção civil
Resíduos de poda
Móveis velhos (até 2m³/dia por pessoa)
Pneus (2 unidades/dia por pessoa)
Óleo de cozinha (4 litros/dia por pessoa)

Onde já tem Ecopontos?
– Ecoponto da Avenida dos Africanos
Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
– Ecoponto do Angelim
Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
– Ecoponto do Bequimão
Avenida 1, s/nº, Bequimão;
– Ecoponto Turu
Travessa G, s/nº, Habitacional Turu;
– Ecoponto Jardim América
Avenida 03, s/nº, Jardim América (Ao lado da União de Moradores)
– Ecoponto Jardim Renascença
Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo

Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
Segunda-feira à Sábado, das 7h às 18h

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias