HISTÓRIA

11ª edição do Primavera dos Museus acontece em várias cidades do estado

A 11ª edição do Primavera dos Museus está acontecendo em vários equipamentos locais em São Luís, Alcântara e Caxias com vasta programação

Foto: Karlos Geromy.

Foto: Karlos Geromy.

Desde o último dia 18 de setembro, está acontecendo em todo o Brasil a 11ª edição do Primavera dos Museus, sob coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e com a participação de 932 instituições culturais. Entre elas, 15 ficam em São Luís, três no município de Alcântara e uma na cidade de Caxias. Com o tema Museus e suas Memórias, as instituições ganham programações especiais durante toda esta semana.

O público terá a oportunidade de saber mais sobre a saga da fundação da cidade de São Luís no período colonial entre 1612-1615, no momento áureo do Maranhão Francês, por meio de uma exposição que está em cartaz na Casa de Cultura Huguenote Daniel de La Touche, que fica no Beco Catarina Mina, Praia Grande. no Centro Histórico. Outro local que tem atraído as pessoas durante a Primavera dos Museus é o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, que é vinculado à Secretaria de Cultura do Estado. O local tem como objetivo promover o estudo, a valorização e a preservação do acervo patrimonial maranhense, especificamente os recursos e bens arqueológicos, paleontológicos e a cultura material e tradições dos povos indígenas no Maranhão. Além do desenvolvimento sistemático de atividades de pesquisa nas áreas de paleontologia, arqueologia e etnologia, desenvolve ações voltadas à educação patrimonial através da elaboração, organização e execução de exposições, eventos culturais, mostras, seminários, palestras e aulas direcionadas a públicos diferenciados.

No museu, estão as descobertas de alguns dos estudos mais importantes realizados no estado, a exemplo das réplicas de duas espécies animais que viveram na região – Spinossaurus e Carcharodontossaurus – no período cretáceo, há 95 milhões de anos. Os fósseis desses dinossauros foram encontrados no vale do Rio Itapecuru e na Ilha do Cajual, em Alcântara, no ano de 1999.

Oficinas 

As oficinas serão realizadas pela manhã e tarde na Casa da FÉsta, que fica no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Rua do Giz, 221, Praia Grande, centro histórico de São Luís. Estão previstas as oficinas de Biojóias (27), Cerâmica (28), Arte e Artesanato Popular e Objetos Reciclados (29). O horário é de 9 às 12h e das 14h às 17h.

Programação no Maranhão 

Alcântara
Museu Casa Histórica de Alcântara;
Praça Gomes de Castro (Praça da Matriz), 7 – Centro;
Hoje (21) das 8h às 17h
Oficina – e concurso de pipas, com o objetivo de manter viva uma brincadeira que já foi muito presente no município de Alcântara.

Museu Histórico de Alcântara
Rua do Pelourinho, S\N próximo à praça da Matrix – Centro;
Até domingo (24) das 9h às 12h
Exibição de filme – vídeos e curtas relacionados à memória do museu.

Caxias
Memorial da Balaiada
Praça Duque de Caxias, S/N – Morro do Alecrim
Até domingo (24) das 14h às 18h
Exposição – Abertura de exposição temporária Caxias em Documentos – Séculos XIX e XX.
Visita monitorada – Visitas guiadas com escolas públicas de ensino fundamental e médio.

São Luís
Casa de Cultura Huguenote Daniel de La Touche
Rua Djalma Dutra, 128, Beco Catarina Mina – Centro
Até o sábado (23) das 14h às 18h
Exposição – sobre a saga da fundação da cidade no período colonial entre 1612-1615 no momento áureo do Maranhão Francês.

Casa do Maranhão
Rua do Trapiche , S/N – Praia Grande;
Ate hoje (21) das 9h às 18h;
Outros – Feira sociocultural Maravilhas da Ilha, uma ação que visa expor e comercializar artesanato, culinária, bebidas, arte (música, teatro etc.), entre outras peculiaridades da cultura local.

Fundação da Memória Republicana
Rua da Palma , 502 – Desterro
Até amanhã (22) das 9h às 18h
Visita Monitorada – para diferentes públicos.

Memorial do Ministério Público;
Rua Newton Prado, 53 – Centro
Até o domingo (24) das 8h às 15h
Exposição – Visita mediada ao próprio museu e exposições do acervo.

Memorial IFMA
Rua Afonso Pena, 174, Centro Histórico
Até domingo (24) das 09h às 17h
Exposição – Ontem e hoje: exposição de uniformes do Instituto Federal do Maranhão – IFMA.
Até sexta-feira (22) das 09h às 17h
Exposição – 2ª Edição da Exposição Vendo ao Verso: fotografias da Escola Técnica Federal do Maranhão.
Local: Campus São Luís Monte Castelo- Av. Getúlio Vargas, 4- bairro Monte Castelo.

Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão
Rua dp Giz, 59 – Praia Grande – Centro Histórico;
Até sexta-feira (22) das 14h às 18h;
Visita Monitorada – Mediação presencial e midiática em 3 espaços expositivos (Paleontologia, Arqueologia, Etnologia) e acesso a sala interativa Lugar de Memória, voltada à educação patrimonial.

Memorial Sebrae Maranhão
Av. Professor Carlos Cunha,
S/N – Bairro Jaracaty
Até domingo (24) das 8:30 às 17:30
Exposição – Circuito Expositivo da Memória das Feiras e Eventos do SEBRAE-MA na Sede Administrativa. Público colaboradores e alunos do Sebrae-MA, alunos de escolas da comunidade Jaracaty, clientes e público em geral.
Hoje (21) das 8:30 às 17:30
Ação Educativa – Trabalhos manuais educativo. Público: filhos dos colaboradores do Sebre-MA.
Hoje (21) das 8:30 às 11:30
Exibição de Filme – CineMuseum: filme de animação 2D de produção da Dupla Criação Uma pequena história da Lenda de Ana Jansen. Público: filhos dos colaboradores do Sebrae-MA.
Hoje (21) das 14:30 às 17:30
Exibição de Filme – CineMuseum: Documentário/ filme de animação de Joaquim Haickel Upaon-açu, Saint Louis. Público: filhos dos colaboradores do Sebrae-MA.
Hoje (22) das 9h às 17h
Exibição de Filme – CineMuseum: Filme de animação 2D de produção da Dupla Criação Uma pequena história da Lenda de Ana Jansen. Público: alunos da Escola Municipal da Comunidade do Jaracaty.

Museu Casa de Nhozinho
Rua Portugal, 185, – Praia Grande
Até domingo (24) das 10h às 18h
Exposição – Festas e Danças de São Luís. A exposição apresenta bens culturais, como o carnaval, festejos do Divino Espírito Santo, bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula e folguedos de Natal.

Museu de Arte Sacra
Praça Pedro II, S/N – Centro
Até domingo (24) das 10h às 18h
Visita Monitorada – à exposição de longa duração do Museu de Arte Sacra.

Museu Josué Montello
Rua das Hortas, 327 – Centro
Até o dia 31 de dezembro das 13h às 18h
Exposição – Centenário de Josué Montello. Exposição fotobiográfica, documental e audiovisual do escritor maranhense Josué Montello.
Até o dia 31 de dezembro das 14h às 17h
Visita Monitorada – Visitas guiadas nas dependências da Casa de Cultura Josué Montello.

MOSTRAR MAIS