Arquivo_Duetos 1

Zeca Baleiro lança álbum que reúne sucessos e músicas inéditas

O público vai se surpreender, pois o cantor vai literalmente jogar na rua alguns trabalhos que acumulou ao longo destas duas décadas. Baleiro comemora 20 anos de trajetória musical

(Foto: Silvia Zamboni)

Comemorando 20 anos de carreira, o cantor Zeca Baleiro vai disponibilizar, nas plataformas digitais, a partir de amanhã, 1º de setembro, o álbum, Arquivo_Duetos 1. Zeca Baleiro resolveu abrir seu acervo e reunir gravações que estavam dispersas, em uma série de álbuns digitais que saem pelo seu próprio selo, Saravá Discos. que conta com colaborações de Baleiro com artistas brasileiros e da França (Bernard Fines e Nicola Són), Japão (Kana), Portugal (Susana Travassos) e Uruguai (Samantha Navarro).

O cantor já havia lançado no último dia 25 de agosto o primeiro single do álbum Arquivo_Duetos 1, o clipe de Que Amor é Esse?, em parceria com Alessanda Maestrini, que saiu pelo site da revista Rolling Stone. A canção foi originalmente composta por Baleiro para o filme O Amor no Divã, de Alexandre Reinecke, que saiu no ano passado. O disco também traz a gravação inédita, O Mundo (de André Abujamra), um dueto com Susana Travassos registrado para um projeto de colaboração com artistas portugueses, que ficou parado.

Entre as composições de Baleiro, o álbum resgata (Menos sozinho), que ganhou versão do francês Bernard Fines, Le Reste on s’en Fiche; e parcerias com Wado (Zás); Bluebell (A Tardinha); com os rappers brasilienses Gog e Higo Melo (O Peso da Palavra); e com o compositor cuiabano Paulo Monarco (Tem Dó, que também traz Dandara como intérprete). Zeca Baleiro também recuperou um dueto com Fagner, A Canção Brasileira (Sueli Costa e Abel Silva), registrado no DVD Fagner & Zeca Baleiro (2005). Arquivo_Duetos 1 faz parte da série de lançamentos digitais que comemora os 20 anos de carreira discográfica de Zeca Baleiro. Seu primeiro disco, Por Onde Andará Stephen Fry?, saiu em 1997. Seu nome foi baseado numa notícia publicada no jornal Folha de S.Paulo, em fevereiro de 1995, sobre o suposto desaparecimento do ator inglês Stephen Fry depois de uma crítica negativa à sua atuação numa peça de teatro em Londres.O álbum foi produzido pela MZA Music e distribuído pela PolyGram, e atingiu a marca de Disco de Ouro. Por Onde Andará Stephen Fry? ficou marcado por sucessos como Heavy Metal Do Senhor, Mamãe Oxum, Salão De Beleza, Flor da Pele / Vapor Barato (Zeca Baleiro / Jards Macalé e Waly Salomão) e Pedra De Responsa que contou com a participação especial do cantor Chico César.

O público vai se surpreender, pois o cantor vai literalmente jogar na rua alguns trabalhos que acumulou ao longo destas duas décadas. Entre eles, alguns duetos, gravações ao vivo, sobras de estúdio etc., em álbuns digitais. Apesar dos anúncios e expectativas, o cantor até de um novo disco infantil para 2018. O cantor aventurou-se em seu primeiro disco infantil em 2014. Com nomes de bichos estranhos como Girafa Rastafári, Joaninha Dark e Tigre de Bengala, o cantor lança o primeiro volume de “Zoró [Bichos Estranhos] (2014) que vem ganhando novas plataformas, com o aplicativo Zoró (2015) onde estão disponíveis um clipe animado gratuito e dez clipes pagos, além de informações e conteúdos adicionais e o DVD de animação A viagem da família Zoró (2016). Artista plural, Zeca Baleiro construiu uma carreira sólida, sempre surpreendendo público e crítica a cada trabalho. O que muita gente não sabe é que sua carreira começou no teatro infantil, aos 18 anos, em São Luís do Maranhão. Baleiro fazia trilhas para clássicos do teatro e da literatura infantis.

Entre 1998 e 2000 tornou-se pai de Vitória e Manuel, e a partir daí passou a compor compulsivamente para os filhos, acumulando um repertório de mais de 60 canções. Desde então, planejou a gravação de Zoró, disco infantil em dois volumes – o primeiro, todo dedicado a “bichos esquisitos”, e o segundo com temas diversos, dedicado a “malucagens e molequices”, que será gravado em breve. Enquanto isso não acontece, o cantor continua a percorrer o país fazendo shows e aproveita a onda para divulgar o álbum, Arquivo_Duetos 1.

ARQUIVO_DUETOS 1 | ZECA BALEIRO

1. Que Amor é Esse? – feat. Alessandra Maestrini
2. A Tardinha – feat. Blubell
3. Corações Ternos – feat. Nicola Són e Edgar Scandurra
4. O Peso da Palavra – feat. GOG e Higo Melo
5. O Mundo – feat. Susana Travassos
6. A Canção Brasileira – feat. Fagner
7. Le Reste on s´en Fiche – feat. Bernard Fines
8. Arenal – feat. Samantha Navarro
9. Zás – feat. Wado
10. Tem Dó – feat. Paulo Monarco e Dandara
11. O Primeiro Passo – feat. Kana

MOSTRAR MAIS