Empresas e negócios

Serviços da Jucema são expandidos no interior do estado

A Junta Comercial do Maranhão (Jucema) vai disponibilizar postos avançados nos municípios de Fortaleza dos Nogueiras, Lago da Pedra, Itinga do Maranhão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca e Grajaú

Reprodução

Com o objetivo de facilitar e agilizar o registro empresarial no Estado, a Junta Comercial do Maranhão (Jucema) vai disponibilizar postos avançados nos municípios de Fortaleza dos Nogueiras, Lago da Pedra, Itinga do Maranhão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca e Grajaú. A inciativa faz parte do processo de expansão dos atendimentos presenciais por meio de unidades descentralizadas do órgão. A previsão é que os seis novos postos entrem em funcionamento em setembro.

A capacitação da equipe responsável pela execução dos procedimentos nos municípios contemplados foi realizada nesta semana na sede da Junta Comercial, em São Luís. Em treinamento sequencial, com duas etapas, os servidores receberam orientações do assessor da RedeSim, Gean Reis, envolvendo as atribuições da Junta Comercial e as ações que serão executadas. No segundo momento, a equipe foi direcionada para a capacitação operacional que envolve o protocolo de documentos e a digitalização dos processos. Nesta última fase, eles contaram com acompanhamento da chefe de gabinete, Natália Portela, e da chefe do setor de protocolo da Jucema, Silvana Brito.

De acordo com o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, a expansão dos serviços do órgão é resultado do empenho do Governo do Estado para garantir que todos os maranhenses tenham acesso aos serviços básicos de cidadania. “A ampliação das nossas unidades proporciona um melhor ambiente de negócios dentro do estado. A intenção é expandir ainda mais o número pontos de atendimento e escritórios regionais para fazer chegar os serviços do Registro Mercantil o mais próximo possível dos empresários maranhenses, dando suporte aos empreendedores no desenvolvimento econômico do Estado”.

A partir do funcionamento das seis novas unidades, o órgão passa a contar com 33 pontos de atendimento no Maranhão, sendo quatro em São Luís e 29 no interior. Desse total, 21 foram instalados na atual gestão do Governo do Estado, como parte do cronograma de metas da atual diretoria da Jucema, que prevê a inauguração de outros quatro postos até o final deste ano.

Em São Luís, além da sede, as unidades da Jucema ficam localizadas nos Vivas da Beira Mar, Shopping Pátio Norte e Shopping da Ilha.  Nas demais cidades do Maranhão, os cidadãos podem contar com o atendimento nos escritórios regionais em Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pedreiras, Santa Inês e Timon. O objetivo dos escritórios regionais é descentralizar os serviços de registro mercantil, contando com julgadores no local para análise de processos.
Nos municípios de Araioses, Barreirinhas, Codó, Coroatá, Estreito, Godofredo Viana, Itapecuru Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, São João do Patos, Viana e Vitória do Mearim, o empresariado local também pode contar com os Postos de Atendimento (PAs).