Ecopontos

Saiba como descartar o lixo produzido corretamente em São Luís

Em São Luís, o cidadão já conta com uma ampla gama de pontos de coleta. Confira quais são os lugares para você jogar suas coisas fora

Reprodução

Proteger o meio ambiente é um dever de todos. Para isso, toda e qualquer medida que vise esta preservação é válida, incluindo o descarte correto de resíduos através dos ecopontos, conjuntos de contentores para a deposição seletiva de materiais recicláveis – uma extensão da coleta seletiva realizada previamente em casa.

Em São Luís, o cidadão já conta com uma gama de pontos de coleta. Confira!

1. Ecopontos da Prefeitura

Estes ecopontos estão presentes nos bairros do Bequimão, Habitacional Turu, Jardim América, Angelim e Bairro de Fátima, e receber papel, plástico, alumínio, vidro e óleo alimentar, além de resíduos de poda, capina e da construção civil. Tamanha é a adesão por parte dos cidadãos, que os pontos de coleta chegam a receber 750 toneladas por mês, de acordo com dados da Prefeitura de São Luís.

2. Ecocemar

O Ecocemar é um projeto que consiste na troca de resíduos recicláveis por descontos na fatura de energia elétrica. O material coletado é destinado à indústria de reciclagem. Funciona assim: o cliente deve ir ao posto de coleta mais próximo e solicitar seu cartão Ecocemar. Em seguida, receberá as orientações. Entre os resíduos aceitos, estão o papel, plástico, alumínio, vidro, tetra-pack e óleo alimentar. Os pontos de coleta ficam no Calhau, Cohab, Anil, Jaracati, Anil, Maiobão, Cohatrac, Cidade Operária, Anjo da Guarda, Alemanha, UEMA, Areinha, e na cidade de Imperatriz.

3. Lojas Multicoisas

A loja Multicoisas, localizada na Av. dos Holandeses, Shopping São Luís e Shopping da Ilha recebem baterias e pilhas usadas. De acordo com a empresa, já foram cerca de seis toneladas deste material que deixaram de ser descartados no meio ambiente desde 2006. A dica também, ao adquirir estes produtos, é escolher aqueles que estejam dentro das normas impostas pela CONAMA 257 e 263/99.

4. Centro Elétrico

O descarte incorreto de lâmpadas também pode causar grandes danos ao meio ambiente. Para descartar corretamente estes itens, basta ir aos pontos do Centro Elétrico, no São Francisco, Cohama e Guajajaras.

5. Lojas Renner

O projeto EcoEstilo das lojas Renner permite que qualquer pessoa descarte resíduos de perfumaria e beleza, comprados ou não na rede, descartem as embalagens no local. Os resíduos são recolhidos e destinados à reciclagem. A rede está presente no São Luís Shopping, Rio Anil e na Av. Daniel de La Touche.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias