Você sabe o que é aromaterapia?

Saiba como deixar sua casa com um cheiro agradável

A aromaterapia é um método terapêutico usa aroma de óleos essenciais para trazer bem-estar físico e emocional. Conheça benefícios de deixar cada cômodo da sua casa com um cheiro agradável

Óleos essenciais são extraídos a partir de flores e ervas. Foto: Reprodução

Cada residência tem suas peculiaridades, seu estilo, sua marca. E com isso, cada espaço tem uma identidade própria que pode ser sentida. Por muito tempo, as pessoas utilizavam os famosos incensos para buscar melhores sensações dentro de casa. A aromaterapia evoluiu e tem buscado produtos que, além de harmonizar os ambientes, também contribuem para a decoração, como sachês, velas perfumadas, sprays e difusores.

Mas a escolha do aroma é uma decisão importante e cada espaço da residência deve ser muito bem analisado. Para facilitar, separamos algumas dicas com opções para cada cantinho da sua casa.

Aromas para a sala

A sala é o espaço de reunião familiar. É onde as pessoas assistem TV, conversam, recebem amigos, enfim, é um lugar de descontração. Por ser um ambiente de encontro, é importante o uso de óleos essenciais que promovem o diálogo, o bem-estar e a concentração. Alguns exemplos:

Óleo de canela casca: é um excelente óleo que favorece a comunicação entre as pessoas e a interação, fazendo-as se sentirem mais próximas, o que traz a sensação de aconchego.

Óleo essencial de alecrim: é o tipo de óleo ideal para quem utiliza o espaço para estudar, trabalhar ou mesmo descontrair assistindo um filme ou descansando. O óleo de alecrim é ideal para quem busca concentração e memória.

Óleo essencial de may chang: é um óleo suave que remete alegria e descontração. Suaviza a ansiedade, auxiliando a mente a focar no momento presente.

Aromas para a cozinha

A cozinha é o espaço com inúmeros aromas. Temperos, condimentos, ervas e tantos outros componentes tornam o local uma inspiração para os amantes de aromas. Além disso, os próprios alimentos liberam cheiros que estimulam e são um prato cheio para quem está com fome, afinal, cozinha é lugar de comida. No entanto, a cozinha é um local que nos remete a alegria, conversas descontraídas, enfim, um ambiente de experimentação. Para este ambiente, o indicado são aromas que não atrapalham ou mesmo tiram os cheiros naturais, mas sim que servem de complemento.

Óleo essencial de Citronela: é ideal para residências de interior, onde a presença de mosquitos é constante. Mas isso não significa que o óleo de citronela não possa ser utilizado em outros espaços. Além disso, é um ótimo estimulante de apetite e revitalizante.

Óleo essencial de Laranja: é um aroma doce, que ajuda no alívio das tensões e auxilia na criatividade. Para quem procura um estimulo no preparo dos pratos, o óleo de laranja é uma excelente opção.

Óleo essencial de cravo (folha ou botão): excelente aroma para neutralização de odores espalhados pelo ambiente da cozinha decorrente de alimentos mais aromáticos. Esse aroma ainda possibilita a remoção da energia velha do ambiente, renovando e reenergizando este espaço tão sagrado da casa.

Aromas para o quarto

É o ambiente mais íntimo de uma casa. Nele encontramos silêncio, refúgio, aconchego e descanso. Mas também é nele que se mantém relações de afeto e carinho e, por isso, se torna tão importante. Além dos óleos que trazem relaxamento e tranquilidade, no quarto também podem ser utilizados aromas que incitam o desejo e o apetite sexual. Algumas soluções da Terra Flor se destacam:

Óleo essencial de Manjerona: é um óleo relaxante e um importante componente para estimular o sono, ou melhor, aliviar as preocupações e combater a insônia.

Óleo essencial de lavanda francesa: esse aroma acalma a mente agitada pelas rotinas diárias, trazendo a possibilidade de um sono profundo e reparador.

Óleo essencial de Ylang ylang: tem propriedades afrodisíacas, o que ajuda no estímulo da libido. Outra importante característica deste óleo é que trazer doçura e romance para o ambiente.

MOSTRAR MAIS