Você sabia?

Parcelar pode ser melhor que pagar a vista

Para decidir entre pagar a vista ou em parcelas, o consumidor deve conhecer sua situação financeira – o quanto tem disponível para pagar a vista e o quanto tem de folga no orçamento.

(foto: reprodução/ Internet)

Negociar, pedir descontos e parcelar o pagamento pode ser mais vantajoso que pagar a vista. Assim não é preciso usar o valor guardado e preservar o capital. Contudo, o valor da parcela precisa caber no orçamento mensal.

Para decidir entre pagar a vista ou em parcelas, o consumidor deve conhecer sua situação financeira – o quanto tem disponível para pagar a vista e o quanto tem de folga no orçamento.

Pagar a prazo

O pagamento a prazo viabiliza as compras emergenciais, não planejadas. É possível fazer uma compra de valor alto mesmo não tendo todo o dinheiro no momento. Mas é preciso pensar o quanto comprometerá o orçamento dos próximos meses e ter certeza de que conseguirá pagar.

Se for para pagar a vista e ficar sem dinheiro no bolso, não vale a pena. O valor pode fazer falta no decorrer do mês caso surja uma despesa não planejada. Assim se corre o risco de ficar a mercê de um endividamento a juros altos, recorrendo ao cartão de crédito ou ao cheque especial, e sofrer o descontrole financeiro que tanto desejou evitar.

Pagar a vista

Para quem tem condições de pagar a vista sem comprometer sua reserva financeira, é válido. Isso pela possibilidade de fugir dos juros, conseguir descontos e ter tranquilidade financeira nos meses seguintes a compra.

Dessa forma é preciso preservar um fundo emergencial, que gere tranquilidade mesmo após fazer compras a vista, usando o dinheiro investido ou na conta.

Considere se o desconto na compra a vista é maior do que os rendimentos do valor investido. Lembre-se que para resgatar uma quantia investida, pode haver descontos e impostos.

Poupe primeiro, compre depois

Para as suas compras futuras de valor alto, desenvolva o hábito de poupar dinheiro. Estabeleça seus sonhos e objetivos e se prepare mensalmente para chegar ao momento da compra com o valor em mãos – o que lhe gerará tranquilidade financeira e força de pagamento para conseguir descontos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias