Trânsito

Indenizações por morte no DPVAT crescem no MA

Apesar da redução no número total de indenizações pagas, dados apontam que nos casos por morte houve crescimento de 27%

O Nordeste tem mais de 61 mil indenizações pagas

De acordo com a Seguradora Líder-DPVAT, responsável pela operação do Seguro, foram pagos 192.187 mil indenizações de janeiro a junho deste ano , incluindo casos de morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito no Brasil. O número é 9% menor que o primeiro semestre do ano passado, quando foram registradas 210.334 indenizações. Apesar da redução no número total de indenizações pagas, os dados ainda apontam crescimento em indenizações por morte, que registraram aumento de 27% em relação aos primeiros seis meses de 2016. No total, foram 19.367 indenizações pagas para herdeiros de vítimas fatais.

A região Sudeste concentrou a maior incidência dos registros de óbito (35%). O Nordeste aparece logo em seguida, com 31% das indenizações por morte, tendo maior participação das motocicletas nessa estatística. O Nordeste concentra apenas 17% do total de veículos do país, destacando o alto índice de fatalidade em acidentes envolvendo motos.

O Maranhão tem a quarta maior frota do Nordeste, com 1.556.663 veículos e é também o quarto em pagamento de indenização por morte do Seguro DPVAT.

Segundo o diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT, Ismar Tôrres, a análise das estatísticas do Seguro DPVAT pode contribuir para o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes mais efetivas.
“Seguindo as tendências dos anos anteriores, a motocicleta representou a maior parte das indenizações, 74%, apesar de representar apenas 27% da frota nacional. E os acidentes estão concentrados em um público muito jovem, entre 25 e 34 anos. Na última semana comemoramos o Dia do Motociclista e apresentar esses números nos deixa desolados”, pondera Tôrres.

Vítimas

Assim como nos últimos anos, a maior incidência de indenizações pagas, no primeiro semestre de 2017, foi para vítimas do sexo masculino (um total de 75%). Nesse período, a faixa etária mais atingida foi a de 18 a 34 anos, um total de 94.167 mil indenizações. No período analisado, os motoristas (58%) foram as principais vítimas. Em indenizações fatais, eles representaram 56% das indenizações pagas e 57% em acidentes com sequelas permanentes. Nesse cenário, formado por 82.125 motoristas, 73.024 eram motociclistas, um total de 89%. Os pedestres ficaram em segundo lugar nas indenizações por morte no período (26%), assim como nos acidentes com invalidez permanente (30%) e despesas médicas-hospitalares (17%).

Israel Antônio de Jesus, 22 anos, faz parte das estatísticas. Ele foi indenizado por conta de um acidente ocorrido envolvendo a sua motocicleta em janeiro do ano passado em que quase perdeu a perna esquerda. Constrangido pela sequela que leva do acidente, ele diz que o pagamento do seguro é um alento, embora as marcas e o trauma fiquem para sempre. “Muitas pessoas nem sabem que tem o benefício, mas no momento da precisão a gente tem que ir atrás dos nossos direitos”, diz o estudante.

Acidentes com motos

A motocicleta foi o veículo com o maior número de indenizações no primeiro semestre de 2017. Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, concentrou 74% das indenizações. A região Nordeste concentrou 39% das indenizações por Morte e Invalidez Permanente por acidentes com motocicletas no período analisado. As motocicletas representam 44% da frota de veículos da região Nordeste, enquanto que no Brasil representam 27%.

Serviço é gratuito

O pedido de indenização do Seguro DPVAT pode ser feito, gratuitamente, em pontos oficiais de atendimento por todos os municípios brasileiros, como as agências dos Correios. O prazo para entrar com o pedido é de até três anos, contados a partir da data do acidente. A documentação necessária para cada tipo de cobertura está descrita no site www.seguradoralider.com.br e pode ser informada também pelo SAC DPVAT 0800 022 1204, que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana.

Saiba mais

No primeiro semestre de 2017, as indenizações pagas pelo Seguro DPVAT registraram redução de 9% diante do mesmo período de 2016.

Os casos de Invalidez Permanente, apesar de representarem a maioria das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT no período (75%), registraram a maior redução entre as três naturezas, redução de 14% ante o mesmo período de 2016.

Os casos de Morte registraram aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2016 e sua participação foi menor na quantidade de indenizações em relação às demais coberturas (10%). Na cobertura de DAMS, houve crescimento de 1% nas indenizações, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os pagamentos das indenizações se referem às ocorrências no período e em anos anteriores, observado o prazo prescricional de 3 anos para solicitar o benefício do Seguro DPVAT.

Seguro DPVAT em números

Acidentes por tipo de veículo:
Motocicletas: 141.964 (74%)
Automóveis: 36.252 (19%)
Caminhões e picapes – 6.361 (3%)
Ônibus, micro-ônibus e vans – 3.497 (2%)
Ciclomotores (veículos de duas rodas de até 50 cilindradas) – 4.113 (2%)

Indenizações pagas por Região

Nordeste – 61.510 (32%)
Sudeste -56.373 (29%)
Sul – 37.722 (20%)
Centro-Oeste – 19.867 (10%)
Norte – 16.715 (9%)

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias