CONSCIENTIZAÇÃO

Agosto Dourado incentiva a prática do aleitamento materno

Pontos de coletas foram espalhados pelo estado para conscientizar mulheres a doar leite humano

A SBP alerta que mesmo no caso das doenças em que o vírus se aloja no leite, há a possibilidade de manter o aleitamento. É o caso da zika, chicungunya, dengue e febre amarela, por exemplo.

Reprodução

Durante todo o mês de agosto, as atenções são voltadas para a conscientização da importância do aleitamento materno. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses, logo sendo o dobro da taxa de países como Reino Unido, EUA e China.

No entanto  nem tudo são flores, os bancos de leite da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (antiga Marly Sarney) por exemplo, não consegue alcançar a quantidade necessária de leite para atender as mães que não podem amamentar, por algum motivo. A coleta varia entre um pouco mais de três litros por dia, sendo que o necessário é entre oito e dez litros diários.

Coordenadora do Banco de Leite da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Enfermeira Irenildes Rodrigues, conta que sentiu um aumento por conta da conscientização, mas que ainda não é suficiente. “Quanto mais leite no banco melhor para quem precisa! Esse mês sentimos um aumentando no número de doadores devido a conscientização, mas o volume ainda é pequeno para as nossas necessidades, então ainda está muito baixo a nossa coleta”, frisa.

Doar sem sair de casa

A coordenadora explica que a mãe que quiser doar para o banco de leite nem precisa sair de casa. Existe uma equipe no hospital que realiza a coleta semanalmente. ” Aqui no hospital temos uma equipe que é só doadora ligar para o número (98) 3245-2757 para fazer o cadastro de doadora e marcaremos um dia para fazer uma visita e passar todas as instruções de como fazer armazenar o leite e fazer toda a higienização adequada.”, detalha a enfermeira.

Outros pontos de coletas 

O estado conta com outros pontos de coleta do Banco de Leite Humanos pelo estado. São eles:

Materno UFMA
Maternidade de Alta Complexidade (Antiga Marly)
Hospital Inf Juvêncio
Unidade Mista São Bernardo
Regional Materno Infantil  (Imperatriz)
Banco de Leite Humano Dr Fernando Vieira Chaves (Caxias)

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias