OPINIÃO

Turistas apreciam atrações e a arquitetura do Centro Histórico

Atraídos pelo período junino e aproveitando as férias, diversos turistas se juntaram aos maranhenses para conhecer e curtir o Centro Histórico durante o fim de semana

Karlos Geromy

O período junino é uma grande oportunidade para o turismo em São Luís. Neste fim de semana, o Centro Histórico ficou bastante movimentado por pessoas que aproveitam o dia para se aquecer para as atrações da cidade, à noite.

Quem frequentou o Centro Histórico, na manhã de ontem, pôde conferir a terceira edição da Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite. O público teve acesso à exposição e comercialização de artesanato, gastronomia e apresentações culturais.

As atrações se iniciaram com roda de capoeira e tambor de crioula. Depois, a animação ficou por conta da Banda do Bom Menino, Boi Brilhoso do Sol e Mar e Quadrilha Mocinha do Sertão. O evento foi encerrado pelo Cacuriá da Fé em Deus e depois Forró Pé Serra.com.
A Feirinha São Luís deu ao Centro Histórico uma nova roupagem aos domingos com atrações culturais que atraem mais frequentadores.
As turistas paulistas Ludmila Sousa e Maria Salete vieram ao Maranhão e, após curtirem os Lençóis em Barreirinhas, desembarcaram ontem em São Luís e logo foram conferir as atrações da região do Centro. Elas ficaram encantadas com o Palácio dos Leões e a Feirinha São Luís na Praça Benedito Leite.

“De São Luís, até agora, só conhecemos o Centro Histórico e fiquei maravilhada com a magnitude do Palácio dos Leões e com a variedade da feirinha. Para mim, tudo foi inesperado porque a referência que tinha de pessoas conhecidas era um pouco crítica, mas estou adorando tudo”, informou Ludmila Sousa, de 66 anos, aposentada.

Foto: Turista paulista Maria Salete Saulo Vale

Para a amiga Maria Salete, professora aposentada, de 62 anos, do que viu até agora, foi tudo muito animado e satisfatório. “Curtimos tudo. Apreciamos a feirinha e depois almoçamos no Restaurante do Senac. Vamos ficar até sexta-feira para ver algo da festa e conhecer as praias da região”, revelou.

Quem também ficou encantada com São Luís foi a paulista Renata Felix, de 30 anos. Ela veio com a família e já está na cidade há 15 dias e pretende ficar mais 10 dias. “Eu gostei de tudo. Eu, minhas filhas e enteada já vimos apresentações do bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá e quadrilhas. Estou maravilhada, acho que a cultura prevalece sempre”, contou a profissional autônoma.
A cidade também tem atraído turistas estrangeiros. As estudantes francesas Clara Mathey e Lea Robert, que atualmente moram no Rio de Janeiro, chegaram ontem a São Luís para conhecer suas particularidades.

As francesas Clara Mathey e Lea Robert

As amigas francesas, que estudam línguas estrangeiras no Brasil e ficarão três dias em São Luís, apreciaram bastante a arquitetura do Centro Histórico da cidade. “Ainda não deu para conhecermos tudo. Mas, pelo pouco que vimos, gostamos bastante da arquitetura de São Luís”, confessou Lea Robert, de 22 anos.

Feirinha São Luís
A Feirinha São Luís é realizada pela Prefeitura de São Luís, na Praça Benedito Leite. O projeto é realizado aos domingos, das 7h às 15h, e reúne produtos agroecológicos, exposição e comercialização de artesanato, artes plásticas e literárias, gastronomia e apresentações culturais locais.

Nesta terceira edição, o governador Flávio Dino, em visita ao projeto, apreciou as exposições, a gastronomia e as atrações culturais.
Os principais objetivos são a divulgação e comercialização do que é produzido pela agricultura familiar de São Luís e a difusão da gastronomia da zona rural. Serão expostos e comercializados produtos tais como: frutas, verduras, doces, compotas e comidas produzidas na zona rural da capital.

O projeto reúne órgãos do município, Banco do Nordeste, governo do estado, Supermercados Mateus, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Comercial do Maranhão (ACM).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias