Boas Vindas!

Prefeitura recepciona turistas na capital

Dizem que a primeira impressão é a fica. É nessa aposta que a prefeitura de São Luís criou o projeto “Boas Vindas” para recepcionar os turistas que veem à capital durante o período junino

Reprodução

Turistas que visitam a capital maranhense neste período junino foram recebidos na nesta quinta-feira (22) com apresentação de bumba meu boi e degustação de comidas típicas. A programação integra a operação ‘Boas Vindas’, da Prefeitura de São Luís, e foi realizada na Central de Informações Turísticas, na Praça Benedito Leite, Centro Histórico.

O projeto tem como objetivo atrair os visitantes, divulgar e estimular o interesse pela cultura, culinária e história do São João maranhense. Na ocasião, jornalistas e blogueiros de viagem estiveram na capital para conhecer e divulgar o festejo no país. O grupo veio de São Paulo para acompanhar o evento e conhecer as potencialidades da capital para divulgar em seus veículos de mídia.

Eles foram selecionados pelo Edital de Chamada Pública do Ministério do Turismo (MTur), que tem como foco promover o São João em regiões onde o festejo tem grande abrangência. Apenas cinco cidades do Brasil foram escolhidas no edital e São Luís está entre elas, devido à peculiaridade dos festejos juninos.

A secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo, pontuou o diferencial e a importância do projeto para atrair o visitante. “O turismo trabalha a médio e longo prazos e o que estamos promovendo e recebendo agora trará frutos e resultados para o próximo período junino. A experiência e vivência que eles levarão daqui vão divulgar em suas cidades e veículos de mídia, o que vai impactar positivamente para que outras pessoas venham conhecer nossa cidade e nossa festa”, destacou a secretária.

Festa

Dando início à recepção festiva, o grupo de bumba meu boi Encanto da Ilha, sotaque orquestra, do bairro Madre Deus, brindou o público com uma bela apresentação. A advogada baiana Maria Amália do Couto, 53 anos, elogiou o São João da capital que classificou como o mais animado do país. “É muito diferente do que temos na Bahia e é muita animação aqui. No lugar que você chega, respira o São João. Vou acompanhar ainda os festejos dos santos e o tambor de crioula. Estou na expectativa”, disse ela, que pela primeira vez visita a cidade.

O analista Roque Teixeira, 38 anos, de São Paulo, está de férias e escolheu a capital maranhense para conhecer as festas juninas. “Achei a cidade bastante festiva e celebrando de forma muito animada este período. Em São Paulo só temos grupos de quadrilhas e aqui é uma infinidade de atrações. Estou gostando bastante e quero voltar para casa cheio de novidades para contar”, disse ele, que permanece na capital até dia 25.

A autônoma Luciana Horesh, 57 anos, que também está na capital pela primeira vez, ficou maravilhada com os diferentes estilos de dança que conheceu. “É único o São João daqui. Grupos de danças tão diferentes, com um gingado único, muito colorido, muita alegria. Estou envolvida com as festas daqui”, afirmou a turista. Ainda durante a operação ‘Boas Vindas’, aos visitantes foi oferecido o tradicional mingau de milho, canjica, bolo de macaxeira e o conhecido Guaraná Jesus.

O cronograma de atrações do projeto ‘Boas Vindas’ prossegue e vai animar o público nesta sexta-feira (23), das 9h às 12h, com personagens do folclore local, e às 17h terá apresentação de boi; no sábado (24), mais música e personagens, de 9h às 12h. Durante os três dias haverá degustação de pratos da culinária maranhense. Os visitantes vão obter ainda informações locais na Central de Informações Turísticas, que estará disponível.

Intercâmbio

“Pretendo sair daqui com a bagagem cheia de curiosidades e informações do São João, que é muito peculiar e rico. Tem muita coisa bacana e diferente para se ver. Além das festas juninas, a culinária tradicional deste período é outro ponto que pretendo explorar na minha página”, disse Bruno Tavares, do blog Mochilando. A página divulga informações de viagens, turismo e afins, e tem acessos que ultrapassam um milhão de visualizações.

Para Rafael Carvalho, do blog Esse Mundo é Nosso, a ansiedade era por conhecer as diversas brincadeiras juninas. “Em São Paulo não temos nada parecido. Lá a cidade não respira o São João. É mesmo tipicamente uma festa mais do Nordeste e aqui isso é bem materializado. Muito bonito mesmo”, disse ele.

Da equipe do jornal “O Estado de São Paulo”, o jornalista Murilo Busolin aproveitou as visitas para fazer a divulgação nas mídias online que compõem o grupo de comunicação. “Vamos divulgar em vídeos ao vivo, colocar material no facebook, site e no impresso e tem muita coisa interessante para mostrar desta festa que é única, interativa e não tem nada parecido em outra região”, enfatizou o jornalista.

Além de press trips com os jornalistas e influenciadores digitais, o edital do MTur também inclui promoção para encontro de negócios, inclusão da festa no Calendário de Eventos Juninos, transmissão ao vivo nas redes sociais do Ministério, divulgação do destino e cobertura jornalística dos festejos. As outras cidades selecionadas no edital foram Bragança (Pará), Corumbá (Mato Grosso do Sul), Belo Horizonte (Minas Gerais) e Campina Grande (Paraíba).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias