Conexão

Praça Deodoro deve ter Wi-Fi grátis

Previsão é que o ponto seja instalado nas próximas semanas. O Maranet já tem pontos de Wi-Fi instalados na Cidade Operária, Anjo da Guarda, Sítio Tamancão, Centro Histórico, Casa do Maranhão, Teatro João do Vale e Sine

Reprodução

Quem passar pelo entorno da Praça Deodoro, em São Luís, vai estar mais ‘conectado ao mundo’ a partir deste mês. Nas próximas semanas, a praça vai ganhar um ponto de Wi-Fi por meio da Rede de Internet Gratuita do Maranhão (Maranet).

“Vai ser melhor porque, às vezes, a gente paga uma internet muito cara e nem todo mundo tem acesso. Vai ficar mais fácil para muita gente”, diz o estudante Rayan Diniz, 16 anos.

Lançado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Maranet tem pontos de internet gratuita instalados em várias localidades do estado, alcançando mais de 800 mil usuários entre 2016 até maio deste ano.

Trajeto de várias linhas de ônibus e próxima ao centro comercial, a Praça Deodoro reúne pessoas de todas as partes da cidade. Ao saber da disponibilidade do serviço de internet no local, Rayan Diniz comemorou. “Vou ter mais facilidade para pesquisar coisas da escola, porque estou no ensino médio e nos cobram muitas pesquisas, mas nem sempre tenho dinheiro para ir à lan house”, diz o estudante do Centro de Ensino Professor Mário Martins Meireles, que fica no bairro Pedrinhas.

Também estudante, Kessiana Silva, 18 anos, ficou feliz com a notícia sobre a chegada da internet gratuita à Deodoro. “Muitos jovens vêm para a Biblioteca Benedito Leite fazer trabalhos de escola e, com um ponto de Wi-Fi aqui na praça, vamos poder usar a internet para o estudo e para o lazer”, afirma.

Aluna do Centro de Ensino Pio XII, no bairro Vila Palmeira, Kessiana conta o que poderá fazer a partir da instalação do serviço na praça. “Vou usar para pesquisar trabalhos, fazer inscrições em alguns sites e também fazer cursos on-line, porque estudar é bom demais”, diz Kessiana.

Comércio
A comerciante Karina Martins Ferreira, 37 anos, espera faturar mais com a venda de capas e películas para smartphones. “Acho bom porque todo mundo usa celular aqui na praça e com a internet gratuita, o pessoal vai demorar mais tempo na praça, vai ter mais movimento”, diz ela, que comercializa os produtos em um quiosque na Deodoro há cinco meses.

Mais experiência tem José de Ribamar Campos Cantanhede, 53 anos, e há 37 dono de uma banca de revista na praça. “Acho a iniciativa muito boa porque, hoje, a internet virou necessidade, todo mundo precisa. Vai ser bastante útil para as pessoas”, opina.

Inclusão digital

O Maranet oferece 100 megas de internet de alta velocidade via fibra ótica, possibilitando a conexão de até 1.200 usuários simultâneos. O empreendimento é uma das ações do Programa Cidadania Digital, parte do plano de metas do governo Flávio Dino para a promoção da inclusão digital no estado.

Em São Luís, o Maranet já tem pontos de Wi-Fi instalados na Cidade Operária, Anjo da Guarda, Sítio Tamancão, Centro Histórico, Casa do Maranhão, Teatro João do Vale e Sistema Nacional de Emprego (Sine). No último mês de maio, o município de Vitória do Mearim também ganhou internet gratuita por meio do programa.

Neste mês de junho, além da Praça Deodoro em São Luís, mais três pontos de internet serão instalados nos municípios de Pindaré-Mirim, Arari e Caxias.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias