Saúde

Maranhão tem 100 novas ambulâncias em 2017

A medida integra planejamento da gestão para reestruturar a saúde. Meta do Governo do Estado é contemplar os 217 municípios até o fim de 2018

Reprodução

Apoio nos atendimentos e mais dignidade para a população que utiliza o sistema público de saúde nos municípios maranhenses com as novas ambulâncias entregues pelo Governo do Estado. A medida integra planejamento da gestão para reestruturar a saúde e estabelecer o trabalho parceiro com as prefeituras. Na solenidade, realizada nesta quinta-feira (22), no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino contemplou mais oito cidades com os veículos modernos e equipados ao atendimento de urgência e emergência. Somam 100 as ambulâncias já distribuídas e a meta é contemplar os 217 municípios até 2018.

O governador Flávio Dino pontuou a importância de mais este passo concretizado para que o Estado alcance um sistema de saúde melhor e enfatizou a necessidade de mais união, convergência e consenso entre as gestões com fins a promover as políticas do setor que atendam aos anseios da população. Ele sublinhou ainda que com essas 100 ambulâncias o Governo do Estado chega a marca de mais de uma ambulância entregue a cada dois dias em 2017.

“Os sistemas municipais hoje tem apoio de um veículo moderno para garantir que os pacientes sejam bem atendidos. Além da rede que nós mantemos no Maranhão, que eleva o investimento de R$ 120 milhões/mês. Nós estamos qualificando, melhorando os serviços de saúde com esses espírito de união e parceria”, realçou o governador.

“Estão contemplados os municípios que viviam maiores dificuldades para aquisição de transporte sanitário e com frotas muito deficitárias. As novas ambulâncias têm um diferencial pela sua tecnologia e por serem adequadamente estruturadas para fazer o transporte no sistema de saúde”, informou o secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula. Os veículos são pré-adaptados para funcionar como Unidade de Suporte Avançada (USA) e até Unidade de Terapia Intensiva UTI – Móvel.

Outro diferencial é o amplo espaço das ambulâncias, podendo acomodar pessoas sentadas e também em pé. “Aos municípios que quiserem estruturar unidades avançadas, terão todas as condições. É mais uma etapa do projeto de Governo que está promovendo uma verdadeira mudança na saúde do Maranhão”, enfatizou o gestor.

Em São João do Paraíso, o veículo vai atender casos de alta complexidade, descongestionando a saúde básica, que atualmente recebia a demanda. “O veículo que temos está sucateado, defasado e não comporta a demanda de usuários. Essa ambulância vem somar conosco que, assim como os demais municípios pequenos, enfrenta graves problemas de deslocamento e atendimento”, destacou o prefeito Roberto Régis de Albuquerque. O veículo servirá para suprir os cerca de 250 atendimentos mensais no município.

Para o prefeito de Cajapió, Marconi Pinheiro, a ambulância vai garantir um transporte com mais dignidade aos pacientes. “É um veículo com uma grande estrutura que nunca tivemos no município. Esse é um momento importante, pois teremos uma condição muito melhor no oferecimento deste serviço aos usuários”, destacou. Na cidade são duas ambulâncias antigas e sem a estrutura necessária. Com o novo veículo serão priorizados os casos de maior emergência com deslocamentos para unidades da capital.

“Agradecemos o governador por esse apoio que chega em uma hora boa, pois, não temos ambulância adequado e uma grande demanda por este transporte”, ressaltou o prefeito de Buritirana, Vagtônio Brandão. No município são realizadas a média de quatro viagens diárias para outras cidades, como Imperatriz e a capital, dependendo da urgência. Outras cidades a receberem ambulâncias foram Joselândia, Montes Altos, Pinheiro, Ribeirãozinho e São Luís, esta última que servirá à Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Araçagi.

A ambulância chega em momento primordial para o município de Governador Edson Lobão – Ribeirãozinho, que atualmente possui dois veículos sem qualquer condição de uso. “As duas ambulâncias que temos hoje estão em desuso, com o motor batido e não tínhamos como atender nossa população. Agradecemos ao governador Flávio Dino por esta parceria constante e vamos conseguir mais. Com esse veículo teremos um melhor atendimento à população”, enfatizou o prefeito Geraldo Braga. Serão mais de 20 mil habitantes diretamente beneficiados com a ambulância nos atendimentos de média e alta complexidade.

Estrutura

As ambulâncias são equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo. Ainda na lista de equipamentos, as ambulâncias contam com respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos. Possuem sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico. Foram investidos R$ 1,2 milhão para aquisição das ambulâncias.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias