Simpósio de Comunicação Organizacional acontece hoje em O Imparcial
O encontro conta com a participação de profissionais de RP, jornalismo e publicidade em torno do debate sobre a comunicação em empresas públicas e privadas
Acontece nesta segunda-feira (8), no auditório do jornal O Imparcial, o Simpósio ‘A Comunicação Organizacional – uma interface efetiva entre RPs, jornalistas e publicitários’. O objetivo do evento, realizado através de parceria entre o Conselho Regional de Relações Públicas (Conrerp 6ª Região), O Imparcial e a Universidade Federal do Maranhão, tem como objetivo pautar a importância da integração entre os profissionais da comunicação social em torno do fortalecimento de organizações públicas ou privadas.
A ideia de organizar o simpósio surgiu em um grupo online de profissionais de RP, através de um convite de visita à nova sede da Associação Brasileira de Relações Públicas, em São Luís. ‘O que seria só uma visita pra conhecer [a sede], estreitar laços, virou uma troca de ideias, diálogo’, comentou Anita Cardoso, conselheira da 3ª região do Conrerp e uma das palestrantes do simpósio.
As inscrições para o evento, que acontece a partir das 18h30, são gratuitas, e podem ser realizadas através do site.
O SIMPÓSIO
Organizado por Elias Azulay, professor do Departamento de Comunicação da UFMA, o evento conta com a palestra central da RP Anita Cardoso Magalhães, de Belo Horizonte (MG). A profissional é mestre em Comunicação Social pela PUC-MG, conselheira do Conrerp da 3ª Região e consultora em comunicação organizacional e responsabilidade social, além de ser autora do livro ‘Storytelling como recurso estratégico comunicacional’ e diretora de comunicação no ‘Biscoito Maria Estúdio’.
Participam ainda como painelistas o jornalista e assessor de comunicação da UFMA Fernando Oliveira; a gerente regional de comunicação da Vale, Giselle Colins; a assessora da Associação Comercial do Maranhão, Jaqueline Moucherec; o consultor de marketing do grupo CEUMA, Salomão Santos; a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio, Aline Mendes; o diretor da ‘Ideia Propaganda’ e professor do CEUMA, Miguel Abdalla; e a assessora de comunicação do CEUMA, Abigail Cardoso.
‘CADA UM NO SEU QUADRADO’?
Para Anita Cardoso, as discussões na área da comunicação apontam cada vez mais para um trabalho integrado entre os segmentos da área. ‘É uma grande divisão, hoje mais do que nunca a gente luta por uma comunicação muito mais integrada, principalmente nas organizações’, pontua.
Para a mineira, os olhos das grandes empresas se voltaram aos profissionais de RP a partir dos anos 90, com a criação do Código do Consumidor e do ‘boom’ da internet. Anita aponta que nessa época as áreas da comunicação não complementavam umas às outras. ‘Os RPs atendiam um público mínimo, jornalistas faziam papel segmentado de noticiar de acordo com a linha editorial do jornal, e o publicitário ficava também muito alheio’, comenta. A RP completa: ‘era cada um no seu quadrado. Criou-se rixas entre os segmentos’ – barreiras que, segundo ela, tendem cada vez mais a ser rompidas.